dicas carreira criativa
Freela e Startup

Dicas simples para impulsionar sua carreira criativa

A carreira profissional é um dos setores da vida que mais passamos tempo investindo. E é por isso, que eu ergo a bandeira de tornar as diversas horas trabalhadas em uma atividade com mais significado e propósito. Afinal, escolhemos uma profissão criativa porque temos um espírito livre e cheio de ideias para serem postas em prática.

É sempre importante repensar sua carreira e analisar em que ponto ela está hoje. Você acredita que pode dar um passo além do que tem feito?

Criativo ou não, todo mundo precisa ter uma pontinha de empreendedor dentro de si. Se você tem procurado algumas alternativas para alavancar sua carreira, veja algumas dicas e caminhos que você pode seguir para impulsionar sua carreira de forma simples e efetiva. Preparado? Então, vamos lá!

 

Conheça suas habilidades criativas

star-wars-storm-trooper-lego-toy-play-spray

Chega uma fase da vida que temos a necessidade de encontrar nossos verdadeiros gostos e dons. Você pode utilizar insights para listar suas habilidades e criar algo realmente impressionante. Por exemplo, você se lembra da sua fase de criança? O que você curtia fazer naquela época? Esses gostos antigos te levam a novas ideias? Comece fazendo esses tipos de perguntas e descreva uma a uma em um papel. Tente ainda combinar sua aptidão com sua área atual, se você gosta muito de design e Photoshop, por que não criar suas próprias artes e pôsters? Caso goste de escrever frases inspiracionais e tem uma letra cursiva bonita, que tal fazer um curso de lettering? Depois é colocar a mão na massa e mostrar o que você faz para o mundo!

 

Comece um novo projeto

10034579444_d8ec1276d5_h

Muitos profissionais acabam se prendendo nas rotinas de trabalho em uma determinada empresa e se esquecem que universo profissional vai muito além das horas extras e do chefe chato. É interessante pensar que a carreira não depende exclusivamente dos planos que a empresa tem a oferecer para você. Você pode sim, criar seu próprio plano de carreira e seus projetos paralelos independente da sua profissão. Hoje em dia, com o cenário econômico incerto, o ideal é não apostar todos os ovos em uma só cesta, concorda? Por isso, amplie seus horizontes e comece a trabalhar para você! Dedique uma ou duas horas por dia para investir nas suas ideias e paixões. Pode ser uma ideia de aplicativo para melhorar a cidade, um job freela, um projeto que você vem pensando há um bom tempo, mas ainda não tirou do papel. Não importa o que esteja passando nessa sua mente criativa, o importante é começar já!

 

Consuma arte hoje

6988345225_5f25d9dcbd_z

O combustível para boas ideias vem das inspirações espalhadas em diversos cantinhos e lugares inimagináveis! Olhe atentamente as ruas, os livros de viagens, os vídeos do TED, a citação de seu poeta preferido, a música do momento, o filme ou seriado badalado, veja também o que outros profissionais estão produzindo em portfólios online. Qualquer hora e lugar pode ser uma inspiração para você criar coisas incríveis. Principalmente quando aquele bloqueio criativo dá as caras. Dê uma pausa de quinze minutos e olhe ao redor! Tenha o costume de criar esse tempo criativo consigo mesmo. Muitos acham que para trabalhar com criatividade é preciso nascer criativo, mas não é verdade. Todos nós temos uma veia criativa escondida, basta encontrá-la e exercitá-la sempre que possível!

 

Mergulhe no processo criativo a longo prazo

stairs-vintage-retro-black-and-white

Sua carreira é um processo contínuo, então não esmoreça ou deixe-a em segundo plano quando seus planos parecerem não darem certo. Como em todo processo, é muito importante você estipular metas e trabalhá-las dia após dia. Conecte-se com profissionais da área e pessoas que tenham os mesmos objetivos que você e que possam fazer diferença no seu trabalho. Se sua ideia é encarar uma carreira freelancer, faça! Foque toda energia no seu potencial e vá criando seu próprio espaço no mercado. A economia criativa tem crescido cada dia mais com pessoas colocando seus talentos a prova e reinventando formas de ganhar a vida com um trabalho mais significativo e inspirador.

Para finalizar, o melhor conselho que eu poderia te dar é: Impulsione sua carreira da forma mais criativa e inovadora que puder! Com respeito e muito amor! <3

Não deixe de compartilhar as dicas com seus amigos criativos! Até a próxima!

Clique aqui para comentar ( )