Tecnologia

Disputa de Casas LG: a campanha que tornou possível a economia de água aliada a tecnologia

Olá leitores!

Quando penso um cuidado ambiental vem a mente o seguinte pensamento “De que adiante uma pessoa economizar água, enquanto milhões continuam a manter a cultura do desperdício?” Com certeza, você também já teve algum raciocínio semelhante. Essa é a nossa realidade, ainda que estejamos vivendo uma crise de energia e de água, nunca nos vem a mente que um dia tudo pode acabar. Somos influenciados mais facilmente pela lógica do “viva agora, aproveite antes que seja tarde demais”. Entretanto não se pensa em como viver o agora e usufruir dos recursos naturais de forma que nunca seja tarde e sem arrependimentos.

Essa parte ruim da história já estamos cientes e conscientes de que é preciso mudar. Por isso, hoje abordaremos o outro lado da moeda. Gostaria que ao final todos se sentissem motivados a economizar a água independente dos milhões que desperdiçam.

A LG Eletronics, conhecida mundialmente por sempre agregar tecnologia e inovação a seus produtos, ultimamente tem ganhado destaque por sua preocupação ambiental. A pouco tempo lançou a Campanha pela Economia de Água, a proposta era estimular novos hábitos de consumo consciente na população paulistana. Para isso em parceria com a Sabesp, uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 363 municípios do Estado de São Paulo, a LG iniciou o projeto Disputa de Casas. A partir desse Projeto seriam implementadas atividades de reeducação, por meio de palestras educativas aos participantes, visitas quinzenais, acompanhamento telefônico e distribuição de materiais com dicas de economia que mostrassem como pequenas mudanças na rotina aliadas a tecnologia podem ajudar a poupar muita água. Ao final as 50 residências com maior redução de consumo de água seriam premiadas.

Mais de 2.000 residências se inscreveram, onde 80% dos participantes baixaram seu consumo e a média total economizada é suficiente para suprir as necessidades diárias de água desses mesmos participantes por quase 3 anos. Além disso, o gasto médio diminuiu cerca de R$ 50 mensais, ou seja, uma economia de até R$ 600 ao longo de um ano.

A moradora da Vila Mariana na região Sul de São Paulo, Adriana Rodrigues de Paula, foi a participante que mais reduziu o consumo de água, atingindo 86% do que consumia em relação ao mês de fevereiro de 2015. Uma de suas táticas de economia para alcançar esse índice foi tomar banhos mais rápidos junto ao filho pequeno e reaproveitar a água de outras tarefas domésticas para lavar o chão e limpar a casa. ”Economizar é obrigação e evitar o desperdício ainda mais”, acrescenta Adriana. 

Para vivenciarem essa experiência de alta tecnologia atrelada ao uso sustentável dos recursos naturais, os participantes receberam de surpresa, no início da campanha, as máquinas Lava & Seca LG Smart Care. São equipamentos que, sozinhos, são capazes de reduzir em até 45% a quantidade de água exigida na lavagem. Ainda segundo a moradora Adriana, “a experiência com a Lava & Seca da LG foi excelente, pois ela realmente economiza mais água do que uma lavadora convencional e isso ajudou muito a diminuir a conta do fim do mês”.

smart-care-lg

Outro participante foi o Fernando Ricci, que criou uma conta no Youtube, intitulada Roupa suja se lava na máquina!, onde registrou a experiência de participar da Disputa de Casas. Confira um dos vídeos:

“Além de conscientizar da necessidade do uso racional da água, o projeto faz o consumidor sentir no bolso e na praticidade do cotidiano os reais benefícios que a Lava & Seca da LG proporcionam”, diz Kati Dias, Gerente Geral de Home Appliance da LG Electronics do Brasil. A marca trouxe ao Brasil o que há de mais moderno na categoria de lava & seca de abertura frontal. “Cada detalhe da máquina foi estruturado para educar o consumidor a ser cada vez mais sustentável nos hábitos do dia a dia”, explica.

Além de todo esse incentivo e economias, a LG se compromete a plantar uma árvore, na área de conservação da cidade de Extrema-MG, importante na restauração das matas ciliares e preservação da bacia do Jaguari. Pois é responsável por abastecer mais de 50% das águas do Sistema Cantareira e consequentemente a região metropolitana de São Paulo.

“O plano é que a ação de sustentabilidade ocorra a cada seis meses, aumentando o número de inscritos e de mudas plantadas, já que cada inscrição vale uma árvore para ajudar a recuperar o Sistema Cantareira, pois entendemos que na natureza tudo está conectado”, conta Kati Dias.

O melhor é que após esse projeto de reeducação ser aplicado em São Paulo, o consumo dos participantes passou a ser comparado ao que foi consumido no mesmo período do ano anterior. A campanha comprovou que é possível aliar novas tecnologias e consumo consciente, podendo assim economizar água e reduzir a conta mensal de abastecimento. Segundo a Sabesp, mesmo após 3 anos da implantação do programa, as famílias que participaram continuam usando 20% menos água do que utilizavam antes da campanha.

Encontramos registros da Campanha em outros Estados como Florianópolis, veja o vídeo a seguir:

Acompanhe algumas dicas simples e ao seu alcance:

11224625_1115042815208849_5366798891690102425_n

12249652_1115042535208877_2000453593499467205_n

12250176_1115043031875494_3339579545042369344_n

12274287_1115042375208893_6194381543991195428_n

12278667_1115042655208865_7834196502794308157_n

 

Acredito que quando o tema é Sustentabilidade, o melhor ditado a ser lembrado é: A união faz a força! Pois quando se trata de vida, não estamos tratando de algo particular de cada indivíduo mas de toda a cadeia. Se faz bem para você ter água e energia, também faz bem para mim. Por isso é imprescindível a quebra da cultura do desperdício e a adoção da cultura da economia, por um pensamento sustentável!

 

Conheça mais a LG:

Disputa de Casas: http://www.disputadecasas.com.br/#disputa

Site: http://www.lge.com/br

Blog LG: http://bloglge.com.br/

Facebook: http://www.facebook.com/lgdobrasil

Instagram: http://instagram.com/lgdobrasil

Lava e Seca: http://www.lge.com/br/lava-e-seca/smartcare

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )