Design DraftFCB Muda de nome e Apresenta nova identidade visual

DraftFCB Muda de nome e Apresenta nova identidade visual

Por Diogo Mattos

Recentemente publiquei aqui um artigo sobre o rebranding da Netshoes, que atualmente adotou nova identidade visual e posicionamento. Pois bem, esta semana, depois das festividades do carnaval, o momento foi oportuno para a renomada agência Giovanni&Draftfcb separar seu nome e passar a se chamar FCB Brasil. A mudança foi anunciada ontem por Carter Murray, CEO Global da DraftFCB.

Sete anos passados da fusão da Draft e fcb, as empresas viram a necessidade de ter um nome que representasse seu atual foco de identidade e direcionamento. Após duas empresas distintas terem se fundido e se desenvolvido como uma só, nada mais natural que essa unidade também seja traspassada ao nome da organização. Esse foi o discurso do CEO para justificar a troca e apresentar uma estratégia mais sólida de mercado.

Agora você se pergunta: Por que a relação com a Netshoes se são dois negócios distintos? A resposta está no processo de reposicionamento e mudança de logotipo que ambas as marcas sofreram. Sim, junto com a troca de nome, veio também um novo logo mais moderno, colorido e que traduz as cores da principais bandeiras de países onde a agência se estabelece (veja abaixo).

A principal alteração está na letra b cortada em baixo e o nome do país que aparece logo em seguida para demonstrar a importância do local para formar o global. No Brasil, o nome do país aparece incorporado a novo logo (veja também na imagem abaixo). Em algumas localidades pelo mundo a logo pode aparecer junto ao nome de cidades ao invés de países, pois os mesmos só apresentam sede naquela cidade especifica dentro do país. Esse é o caso de Shanghai, Paris ou Chicago. Nesse processo há ainda casos específicos como os das empresas de expertise diferente, como a FCB Health, e as com nome de proprietário como o caso da FCBGarfinkel.

Uma mudança coesa

Nesse processo todo podemos ver claramente o quão afinada e coesa está a organização, pois se não estivesse não integraria seu nome desta forma. Mais do que isso, apresenta uma estratégia firme de mercado onde, de acordo com a velha máxima do “Think local, act global”
(algo como Pense local, aja global), a agência mostra que se mantêm atenta a seu público alvo e valoriza suas empresa.

Além disso, a proposta de tornar as cores da logo a mesa das bandeiras do mundo é genial, pois já traduz ali mesmo qual a sua pegada. E o b cortado com nome do país ou cidade integrado reforça ainda mais a característica unificada que a agência quer passar ao grande público. Portanto, o conjunto da obra me agrada bastante e traz um frescor e vivacidade necessário a toda grande marca que já tem uma longa história de sucesso. Parabéns aos envolvidos em todo processo criativo e as mentes brilhantes responsáveis pelo excelente

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