Inspirações

E se o design chegasse em Marte?

Você conseguiria viver em Marte? Certamente não sem um ótimo design e engenharia. Foi com essa proposição que a NASA promoveu o concurso MakerBot Mars Base Challenge. Quem tivesse uma boa ideia de como encarar o frio extremo, os níveis elevados de radiação, a falta de oxigênio e as tempestades de areia estava convidado a apresentar seu projeto de base utilitária em Marte. Foram no total 224 inscrições julgados por funcionários da NASA-JPL e da MakerBot considerando viabilidade científica, criatividade e a capacidade de impressão. Impressão? Sim! O ganhador do concurso seria premiado com uma impressora 3D. E, é com esse tipo de tecnologia que a NASA vem pesquisando formas mais baratas e rápidas de construir seus compostos e partes para explorar o universo.

Ficou assim a premiação:

3º lugar – A Acrópole de Marte

Designer Chris Starr

 

Mars_Acropolis_2_preview_featured

A acrópole mais famosa da Terra é a de Atenas. É interessante compreendermos a referência utilizada pelo designer. Acrópole, era um modelo de cidade/fortaleza, construído sobre lugares altos, de difícil acesso e construída longe dos mares. Ou seja, era uma construção feita primeiramente para proteção.

Protótipo impresso

 

2º lugar – Pirâmide Marciana

MarsPryamid-4_Feature_preview_featured

Outro projeto que foi baseado em grandes construções das civilizações antigas. O designer defendeu que as pirâmides tem demostrado ser edifícios resistentes ao tempo além de possuir uma estrtura modular que pode ser multi-funcional. No projeto ele ainda apresentou sugestões de funcionamento da estrutura.

Food_preview_featured


Os alimentos são gerados através de um sistema de aquaponia fechado, proporcionando opções diversificadas e sustentáveis ??de alimentos para a tripulação em um espaço relativamente pequeno. Esse sistema seria localizado no topo da pirâmide onde existiria maior incidência da luz solar. A energia seria produzida a partir de um coletor solar, que forneceria o aquecimento para a base como um subproduto. A água é armazenada em um local central em torno da sala de força principal para absorver e regular o calor. Essa localização forneceria à tripulação fácil acesso à água mesmo em uma possível falta de energia elétrica pois a gravidade ainda permitirá um sistema de aspersão.


O projeto foi realizado com base nas proporções da pirâmide de Gizé.

Mars_pyrimid_Render_preview_featured

 

1º lugar – Abelha Rainha

The Queen B (Bio-blindagem) Apartamento Marciano de 2 Quartos e 2 Banhos

Designer Noah Hornberger

10_revised_preview_featured

 

O grande vencedor buscou inspiração nas colmeias para realizar seu projeto. A parte mais engraçada é que na descrição feita por Noah ficamos realmente com vontade de morar devido a forma que ele trás as informações do “apartamento”. Será que ele faz bico de corretor? Veja você mesmo:

Principais benefícios

–  Cozinha totalmente funcional, 2 banhos, 2 quartos, jardim, laboratório de 3d-print , sala de estar, lavanderia e sala de lama e descompressão como ambientes padrões.

–  Projeto de retenção de calor com robustas coberturas para desviar detritos.

–  Painéis com urânio empobrecido para manter a radiação em níveis seguros. 

– Design atraente que auxilia na promoção da missão e na busca por candidatos à tripulação.

render3_preview_featured

 

 

05_preview_featured

O formato hexagonal da colmeia cria uma estrutura forte contra ventos e tempestades. Já as paredes externas, com 76cm. de espessura, serviriam para manter o ambiente quente durante os severos invernos marcianos.

01_revised_preview_featured2

Ao longo dos anos, a NASA testou alguns projetos de habitação em Marte. Esse concurso foi só mais uma provocação para encontrar uma solução criativa que drible as dificuldades de estabelecer uma colonização humana em outro planeta. Enquanto isso, a empresa privada Mars One já está entrevistando candidatos para uma viagem só de ida para nosso vizinho vermelho. Você se candidata?

Fonte 1 | 2 | 3 | 4

Clique aqui para comentar ( )