É tempo de São João!

O mês de junho é um dos mais esperados pelos brasileiros. Motivos para essa tão aguardada época não faltam: é nela que ocorrem as inúmeras manifestações culturais e artísticas das chamadas Festas Juninas ou Festas de São João, comemoradas especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Com base essencialmente católica, estas festividades em comemoração à São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal (na cidade de São Luís-MA) são repletas de alegria e oferecem um verdadeiro passeio não só pela cultura local de onde são comemoradas, mas também pelos pratos típicos à venda nas barracas de palha dos arraiais. É uma época notável, que começa já na primeira semana de junho e muitas vezes se estende até o mês seguinte.

Além das inesquecíveis comidas típicas, danças, e apresentações, há também algo bastante inconfundível quanto o assunto é comemoração junina: as fantasias e a decoração. Quem não reconhece de longe uma boa festa junina, só de ver as bandeiras multicoloridas, as fitas e tecidos de chita ou estampa xadrez? Estes e outros detalhes são os responsáveis por compor e estética das festas de São João e por deixar em nós o gostinho bom dessa comemoração tão famosa e adorável de participar. Ficou com vontade de fazer a sua própria farra junina? Aí vão algumas dicas para você caprichar na decoração e criar um clima divertido e agradável para curtir as festividades.

Se o seu interesse é apenas montar um mesa repleta de guloseimas e pratos, lembre-se de escolher bem as cores: nada de tons sóbrios ou muito fechados – com exceção dos azuis e roxos mais escuros, aqui eles são permitidos como contraste às demais cores “abertas”. Equilibre bem os vermelhos, amarelos, laranjas e verdes, deixando-os bem espalhados e alternados, usando também pontos de branco para harmonizar esta composição. Em geral, você pode encontrar tecidos já prontos com a temática do São João, podendo utilizá-los em guardanapos, toalhas de mesa, arranjos, luminárias, lembrancinhas ou demais objetos de decoração. Flores também são bem-vindas e darão um charme a mais à sua mesa. Por ser uma festa de origem simples, a festa de São João também permite que sejam usados materiais mais rústicos como a palha e o sisal, tanto em chapéus e mantas, como em painéis e também descansos de prato e copos. Elementos em madeira também podem ser incluídos na sua decoração.

Se você quer ir além e dar mais um passo decorando não só uma mesa, mas um ambiente inteiro com os motivos juninos, abuse ainda mais da criatividade e invista em belos arranjos artesanais, luminárias em material rústico e as conhecidas bandeirinhas de papel colorido. Panelas e travessas de barro ou ferro também deixam a apresentação dos pratos ainda mais interessante, ou simplesmente podem comportar flores e arranjos naturais. Não esqueça de lançar mão de diferentes estampas de tecido (floral, xadrez, estampados, lisos) para deixar a decoração mais diversificada e alegre. Quer fazer um arranjo ou deixar a iluminação do local mais interessante? Aposte em chapéus de palha pendurados na parede com iluminação embutida ou em um cordão de pequenas lâmpadas redondas. São toques que deixarão o seu ambiente junino ainda mais criativo e convidativo.

Boas festas!

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:
http://www.aventurina.com.br/2013/04/decoracao-para-festa-junina.html#
http://pinterest.com/pin/243194448600921198/
http://pinterest.com/pin/243194448600876404/
http://pinterest.com/pin/243194448600856578/
http://www.portaltudoaqui.com.br/L_noticias.php?cod_not=2825
http://pinterest.com/pin/243194448600818772/
http://msalx.claudia.abril.com.br/2012/06/19/1155/7FSxd/canjica-com-pinhao-caramelizado-pratos-festa-junina-receitas.jpg
http://pinterest.com/pin/243194448600522950/
http://www.dcoracao.com/2011/06/ideias-para-decoracao-da-festa-junina.html
Clique aqui para comentar ( )