Inspirações

E vamos rabiscar

Olá pessoal! :)

Hoje vamos falar sobre rabiscos, aqueles que fazemos quando estamos no telefone ou simplesmente distraídos. Eu adoro rabiscar, qualquer coisa ou pessoa que estiver por perto se eu estiver com uma caneta na mão provavelmente ira ser uma vítima.

O que quero trazer hoje é algo que pode nos “justificar”.

The Wall Street Journal, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, divulgou um estudo em que pesquisas recentes em neurociência, psicologia e design demonstram que “rabiscar pode ajudar as pessoas a manter o foco, entender novos conceitos e reter informações”. 

Os chamados doodles, que são rabiscos espontâneos que podem tomar diversas formas, desde padrões abstratos até imagens de objetos, rostos ou paisagens. Segundo Sunni Brown, autora do livro The Doodle Revolution (“A Revolução Doodle, em tradução livre), os doodles são uma ferramenta de pensamento que podem afetar a forma como processamos informações e resolvemos problemas

O caso de  Michiko Maruyama, uma estudante de medicina do Canadá é curioso. Ela frequenta a University of British Columbia, em Vancouver, e durante as aulas expositivas escreve palavras-chave e desenha imagens de secreções gástricas, hérnias e outros temas de estudo. Segundo ela isso a ajuda a preencher lacunas em seu conhecimento e quando a estudante deu uma pausa de uma semana nos rabiscos, viu suas notas despencarem. 

Porque-você-deveria-rabiscar-mais_post

Um doodle pode também expressar emoções muito complexas com mais facilidade que as palavras. Segundo Nadir Weibel, professor assistente de pesquisa em ciência da computação da Universidade da Califórnia em San Diego, a oportunidade de rabiscar “mudou a forma que as pessoas expressam seus sentimentos”.

O ato de rabiscar mantém a sua mente suficientemente engajada com o momento ao qual você deve prestar atenção. É claro que você não poderá utilizar esse recurso em todas as ocasiões, como ao se concentrar em uma tarefa altamente complicada. Mas se você precisa manter o foco durante uma tarefa relativamente simples, rabiscar vai fazer com que você se saia melhor.

 

Fontes:

I (Principal Fonte)II,

Clique aqui para comentar ( )