wizarding-world-of-harry-potter
Design

Emblemas de Harry Potter redesenhados após acusações de plágio

imagem: divulgação (Warner Bros.)

O site Pottermore, plataforma digital oficial da série, e a autora, J.K. Rowling, revelaram as quatro casas de Ilvermorny, a equivalente americana de Hogwarts, a escola inglesa de magia e bruxaria. A novidade antecede o lançamento do novo filme da série, Animais Fantásticos e Onde Habitam, previsto para novembro desse ano. No site Pottermore é possível fazer um quiz para descobrir em qual das quatro casas você se encaixa. Depois disso, você pode compartilhar o emblema da sua casa nas redes sociais.

Acontece que de uma hora para outra os usuários do site foram surpreendidos por uma atualização nesses emblemas. As mudanças foram feitas sem explicações por parte do Pottermore. Segundo usuários do Reddit, o motivo da alteração seria plágio!

A primeira versão dos logos está à esquerda e os emblemas substitutos, mais elaborados, à direita:

Serpente Chifruda (Horned Serpent)

Serpente Chifruda (Horned Serpent)

 

Puckwudgie

Puckwudgie

 

 Pumaruna (Wampus)

Pumaruna (Wampus)

 

Pássaro-Trovão (Thunderbird)

Pássaro-Trovão (Thunderbird)

 

Coincidentemente, os novos desenhos vieram um mês após uma discussão no Reddit sugerir que os originais eram plagiados. O site Hypable foi o primeiro a noticiar:

Os redditors nos disseram em julho que muitos deles escreveram para o Pottermore e pra própria J.K. Rowling preocupados com o caso (mas não tiveram respostas).

De acordo com o redditor Stellefeder, que iniciou a discussão, o logo da casa Serpente Chifruda se parecia com o logo do apiário americano Wild Attitude!  (que originalmente veio de um livro Wicca Magickal Mystical Creatures by D. J. Conway):

Enquanto procurava por outras referências para um sketch da Serpente Chifruda que estou fazendo, eu encontrei esse site (Wild Attitude!), o qual usa quase o mesmo desenho do emblema. A única diferença é que o ícone de Ilvermorny tem mais o estilo celta e a ponta da cauda é diferente. Essa imagem não estava sequer escondida. Procurando por ‘Horned Serpent Native American’ (serpente americana com chifre) eu a encontrei na guia ‘imagens’ do Google. Ps.: Pessoal! Procurando por Horned Serpent Celtic (serpente celta com chifre) aquele ícone é o primeiro que aparece nos resultados. Como assim!?

Via reddit.com

Enquanto isso, outros usuários comentaram que o logo da casa Pukwudgie lembrava uma ilustração de porco-espinho de Bernice Gordon e que o emblema de Pumaruna (Wampus) parecia ter sido baseado nessa ideia de desenho para uma tatuagem de um site sobre “ratos mágicos”. (sério!)

imagem: reddit

imagem: reddit (via Amber Goldsmith)

A Warner Bros., que encomendou os trabalhos, disse ao BuzzFeed News que os desenhos foram, de fato, modificados a fim de evitar qualquer mal entendido:

A Warner Bros. encomendou os emblemas das escolas de Ilvermorny de uma equipe de design que usou uma série de referências, principalmente de desenhos celtas e de imagens folclóricas seculares. Embora sabemos que não houve intenção de utilizar elementos de desenhos já existentes, como uma criadora de direitos autorais e uma empresa que respeita a criação dos outros, a Warner Bros. decidiu por modificar o design de Ilvermorny para assim evitar qualquer mal entendido.

Via BuzzFeed

Fica a grande discussão sobre o assunto: o que é inspiração e o que é cópia?

Curiosidade: Confesso que não sou grande fã de Harry Potter, mas morando aqui no Porto tenho tido mais curiosidade pela série. Para quem não sabe, J.K. Rowling viveu aqui no início dos anos 90 e nessa cidade portuguesa se inspirou para muitas das criações (a inspiração outra vez haha). Aqui muitos dos estudantes universitários ainda usam o traje acadêmico, “Capa e Batina”, assim com os bruxos de Harry Potter. A livraria  Lello & Irmão, o Café Majestic e os jardins do Palácio de Cristal teriam sido lugares frequentados pela autora enquanto escrevia HarryPotter e a Pedra Filosofal.

 

Clique aqui para comentar ( )