Design

Encontro da Mídia Nacional: 2 anos para os jogos olímpicos Rio 2016

Durante essa semana, de 3 a 6 de Agosto, o Design Culture esteve presente no Encontro da Mídia Nacional, realizado no Rio de Janeiro e que celebra o marco de 2 anos para os jogos olímpicos de 2016.

Com uma intensa agenda de atividades, o evento iniciou-se no Domingo, dia 3, com uma visita técnica ao estádio do Maracanã e posterior oportunidade de assistir ao jogo do Brasileirão Fluminense X Goiás, sentado na área VIP do estádio. Na Segunda, o dia ficou concentrado na sede do Comitê Olímpico na Cidade Nova, Rio de Janeiro, onde ouvimos palestras durante todo o dia e tivemos a coletiva de imprensa. Na terça, ficamos dedicados a breves apresentações sobre os jogos para a imprensa internacional e o grande evento-teste de vela. Já na Quarta-feira, o último dia, fizemos um tour por todas as instalações olímpicas, cruzando o Rio, através dos quatro polos olímpicos criados: Deodoro, Barra da Tijuca, Maracanã e Engenhão. Confiram abaixo um breve resumo de cada um dos dias de evento.

Segunda-feira, 3 de Agosto

Desde o início do dia, as 9 horas da manhã, ouvimos palestras que nos colocaram a par de toda a organização do evento, desde os bastidores até a parte mais pratica e efetiva do que já esta sendo realizado. Ouvimos uma explanação sobre os polos olímpicos e o estágio de cada obra do evento, acompanhado de um panorama, meio que futurístico, de como ocorrera as olimpíadas Rio 2016. Além disso, nos foi passado um pouco do histórico dos jogos olímpicos e o espírito imbuído nos jogos de Londres em 2012 e como devemos nos preparar para este agora em nosso país. Claro que o assunto copa do mundo não podia ficar de fora e inclusive na coletiva de imprensa ele foi muito enfocado.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, deixou bem claro em sua palestra, o legado que vai ficar para o país, principalmente, o Rio de Janeiro e o aprendizado e vivência da copa que devemos transmitir para nossa futura, mas próxima, experiência.

Terça-feira, 5 de Agosto

O DC não esteve presente nesse dia, mas por informações divulgadas, breves palestras foram dadas sobre os jogos para a imprensa internacional, seguido de um almoço conjunto numa churrascaria e o evento-teste de vela.

Quarta-feira, 6 de Agosto

Foi realizado neste dia o tour das instalações olímpicas, começando por Deodoro, onde visitamos o Centro Nacional de Tiros, o Centro Nacional de Hipismo e passamos pela Arena Deodoro e Arena de Rugby e Pentatlo Moderno. Logo em seguida, tivemos o World Press Briefing, onde novamente tivemos palestras em inglês que nos relataram a complexidade do evento.

De lá, seguimos para o estádio olímpico Joao Avelange, famoso Engenhão, onde pudemos presenciar as obras em andamento por lá.

Seguindo depois para a Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio, pudemos passar pelas obras do parque olímpico, vilas de mídia e campo de Golfe. Pudemos então entrar e visitar o parque aquático Maria Lenk, espaço já em funcionamento, onde se concentrara as modalidades aquáticas do evento. Na volta, também tivemos a oportunidade passar no entrono do Rio Centro, uma outra grande arena para os jogos olímpicos, encerrando o nosso dia e a participação do Design Culture no evento, que continuou até Sexta com uma programação mais especifica a imprensa internacional.

Confira abaixo as principais fotos, com os momentos chave de todo o evento:

Clique aqui para comentar ( )