Design

Encontro Regional de Estudantes de Design em Recife/PE

O R Design, Encontro Regional de Estudantes de Design, evento itinerante de cunho acadêmico, cultural e político, é importante para o cenário estudantil e promove a discussão entre profissionais, empresas, estudantes, pesquisadores de design e áreas afins. Tem por objetivo discutir, fomentar e difundir atividades relacionadas a área.

São realizados anualmente 5 encontros, cada um relativo às suas regionais, sendo a divisão feita de acordo com a densidade de cursos oferecidos em cada recorte do país. O evento acontece no Norte/Nordeste desde 2002. Tendo sido o “Bumba Design” em São Luiz – MA o primeiro, o que veio a fomentar uma cultura de R’s quase anuais em todo o país.

Este evento é promovido pela Comissão Organizadora do R Design, CORDe, composta por voluntários, majoritariamente estudantes de design, e é realizado principalmente através de trabalho colaborativo, sendo assim, não possui fins lucrativos.

Após 10 anos, a cidade do Recife volta a sediar o R Design, abordando o tema proposto pela CORDe: “Diversifique-se”.

Encontros que antecederam o R Recife 2014

2002 – São Luís – MA | Bumba Design
2004 – Recife – PE | Essência
2005 – Campina Grande – PB | Os cinco sentidos
2006 – Salvador – BA | Nação Norte Nordeste
2007 – Belém – PA | Encontro das águas
2008 – João Pessoa – PB | O sertão vai virar mar
2010 – Fortaleza – CE | Em busca da rapadura perdida
2011 – Caruaru – PE | Caia no Óbvio
2012 – Natal – RN | Nada te prende ao chão
2013 – Manaus – AM | Vem conhecer esse extremo!

Faça sua inscrição AQUI

Por que Recife?

Cortada por rios, pontes e praças históricas, e construída em superlativos, a maior metrópole do Norte/Nordeste, além de possuir um dos maiores acervos culturais do Brasil, tem também o terceiro maior pólo de turismo de negócios e o maior parque de tecnologia.

Em sua história, teve grande presença de povos que contribuíram diretamente para o atual cenário cultural e herança econômica da cidade.

Desde o século XVI, sempre se mostrou com grande potencial de crescimento, recebendo a todos com prestatividade e vontade de trocar informações e produtos, marcada por movimentos revolucionários que fizeram desta cidade um espaço de criação do novo, sem perder suas referências e seus objetivos.

Além do inegável caráter cultural, esta metrópole hoje é tida como referência em avanços tecnológicos, por possuir o maior centro de pesquisa, inovação e tecnologia do pais e o segundo maior centro médico brasileiro que é referência na inovação e desenvolvimento de tratamentos. A cidade por essas e outras características foi eleita uma
das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo, marcada pelo terceiro maior número de eventos de negócios no país.

Nesta cidade, a multi-culturalidade e a tecnologia estão plenamente integradas às ruas e às pessoas. O designer tem nela, aquilo que é fundamental para criar e pensar o novo, diversidade. Fundamental para todo criativo é conhecer Recife!

________________________________________

CONCEITO DO RRECIFE

Manter relações e trocar experiências são atitudes intrínsecas ao homem. Somos essencialmente seres sociais, temos na relação com o outro o nosso motivo para viver, somos o que conversamos, aquilo que conhecemos, onde estamos e queremos chegar. Somos o que acumulamos das relações criadas com tudo que vivemos. Mas o que fazer quando o conhecimento e as referências mudam num piscar de olhos? Quando da noite para o dia tudo o que sabíamos mudou?

Agora, se faz necessária a nossa renovação enquanto “ser humano” e a busca de experiências interpessoais diferenciadas, onde o encontro e a troca de conhecimento seja o ponto de partida para uma nova percepção do todo e, a partir disso, juntos, transcendermos barreiras e construírmos novos vínculos.

Devemos re-avaliar todos os valores vigentes, pois estamos imersos em um contexto onde tudo muda rapidamente: o agora é composto por um turbilhão de informações pouco exploradas, de pontos fora do previsível.
O que antes demorava séculos para acontecer, de repente toma conta de nossa vida e muda completamente nossa forma de interagir com o mundo e com o outro.

Busquemos novas formas de ser e sentir que se adequem aos tempos vigentes. Somos diversos em atitudes, cores e culturas, nossas vidas se diferenciam e se completam. Somos capazes de construir através de nossas diferenças e mudar tudo a nossa volta, de forma colaborativa, mas respeitando as individualidades. Cada um é um universo distinto de conhecimentos e experiências, e esse é construído através dos sentidos, da nossa capacidade de explorar
a diferença entre as coisas.

É, portanto, através da diversidade que construímos nosso conhecimento, e é graças à ela que acumulamos e podemos criar novas sensações, gerando também novas formas de aprender. O que Gastronomia tem a ver com Tipografia? O que o Surf tem a ver com Teoria das cores? O que eu tenho a ver com você? E o que tudo isso tem a ver com Design?

Nossa missão é realizar um encontro onde a base seja expôr cada participante à uma nova experiência, e que essa, não apenas seja limitada ao campo do design, mas desejamos que ela passe por outras ciências, e também por tantas outras formas de aprendizado: criando um momento multi-disciplinar e multi-sensorial. Para, através da colisão
entre diferentes universos, suas influências e formas distintas de interpretar as coisas do mundo, chegar ao ápice da diversidade, onde construiremos novas idéias, paradigmas, sentimentos e o mais importante:
uma nova razão de ser e de perceber o mundo ao final do encontro.

No curto-circuito de tudo isso está a base da nossa proposta, criar uma incessante vontade de buscar novas formas de ver e sentir os tempos atuais. Buscar mais do que um encontro de estudantes de design, um encontro de pessoas.

Faça já sua inscrição!

editais

Clique aqui para comentar ( )