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Entrei nas redes sociais, e agora?

A tecnologia está mudando o mundo, criando novos métodos de socialização humana. Quem nunca ouviu falar de redes sociais, provavelmente não mora no planeta terra. Com o surgimento do computador, as pessoas começaram a se relacionar através da internet, inclusive empresas de grande porte começaram a se relacionar pela rede com seus clientes. Antes de continuar, saibam que redes sociais existem fora da internet, por isso, vou definir resumidamente o que são redes sociais pela internet, pois este será nosso foco.

 “Redes sociais são toda e qualquer interação humana baseada em tecnologias digitais”

Sabia que uma postagem no facebook pode ser vista por 900 milhões de usuários? Inacreditável. Mas, e daí? O que eu tenho a ver com isso, ou, o que minha empresa vai ganhar ou perder nessa história? Perguntas assim são frequentes, e nos levam a uma reflexão sobre o mercado de trabalho, e sua relação com as novas ferramentas da internet. Para uma empresa, não basta apenas postar qualquer coisa, é necessário planejamento e objetivo, tendo como interesse, o resultado final. É fundamental contratar um bom social media para gerenciar o conteúdo. Fazer a gestão de mídias digitais não é tarefa fácil, simples, na qual seu sobrinho consegue fazer, então jamais arrisque se queimar no mundo online.

Agora, vamos falar sobre como gerenciar de forma adequada suas redes sociais. Aqui vão algumas dicas.

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O que te motiva a entrar neste mundo tecnológico? Seria vender mais, se posicionar melhor no mercado, conseguir mais clientes e se relacionar com eles? Ou até mesmo, lançar algum produto ou serviço novo? A lista é grande, mas tem que ser bem definida para dar um start no projeto. Ter um rumo é a base para o planejamento.

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O próximo passo é a pesquisa de mercado, e o processo de aplicação de conteúdo ao publico alvo. Saber quem sãos seus clientes ajudará muito na hora de criar um bom planejamento. Conheça cada pessoa que curti sua página, ou aqueles seguidores no twitter. Para dialogar com o cliente, é necessário entendê-lo, sem este passo, fica difícil estabelecer uma relação concreta e estruturada. Lembre-se, redes sociais na internet, são canais de socialização entre seres humanos, e não uma relação homem versus máquina.

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Em tempos modernos, basta acessar o São google, e achar todas as respostas, não é mesmo? Mas infelizmente nem tudo são flores. Depois de uma pesquisa sobre seu público alvo, o próximo passo é uma longa pesquisa sobre o mercado e seus concorrentes. Fique por dentro do que está sendo oferecido pela concorrência nas redes sociais. Promoções, brindes, mensagens de bom dia, pense em todos esses itens e imagine o que sua empresa pode oferecer de melhor. Seja inovador e pense: “O que eu posso oferecer a mais?” Crie enquetes, entrevistas, marque uma confraternizações e descubra o que as pessoas querem de você e da sua empresa. As respostas estão em cada target, busque encontrá-las.

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Ok, você já sabe quem é o target, já conhece tudo sobre o mercado, tem seu diferencial. Agora está na hora de planejar. O planejamento é tudo, ele está presente no começo e no final do processo. Saiba em quais redes seus clientes se encontram, tenha um objetivo e um planejamento específico para cada ferramenta, seja ela o facebook, twitter, linkedin, instagram, ou seja qual for dentre as milhares de redes sociais espalhadas pela web. Não adianta criar um twitter, se seu público alvo não usa o twitter, não faz sentido. Planeje horários e quais imagens devem ser postadas, saiba qual a linguagem a ser utilizada, e sempre esteja disposto a melhorar e a mudar toda campanha, se for necessário.

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Chegou o momento de fazer acontecer. Postar conteúdo não é tão fácil assim, é preciso postar para os usuários de forma a alcançá-los, pois é a maneira na qual você se comunica com ele que fará toda diferença para o incentivar à compra. Mais uma vez, repito a palavra chave, planejamento, afinal, cada rede social precisa de estratégias diferentes. Faça pautas com horários, e estratégias baseadas em pesquisas sólidas. Enfim, alimente o interesse do seu target, e ele se tornará um seguidor fiel à sua marca.

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Se relacionar com o cliente é simplesmente fundamental. Como já havia dito, o mundo mudou, e o SAC também. Ao entrar nas redes, saiba que aquele local na internet se tornará um canal de reclamações e elogios. Cuidado com isso, na internet qualquer deslize se torna um pesadelo, afinal, tudo se espalha como um viral. Não xingue, não discuta, você não está ali para julgar quem está com a razão ou não. Se aproxime dos usuários, fale com eles diretamente. Pense: quem não gostaria de receber uma resposta da empresa como se fosse um amigo do facebook? É absurdamente legal ver que a empresa se importa com você, e com seu problema. Seja o cara legal, da empresa mais legal ainda.

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O social media deve se tornar um radar da internet. O monitoramento das redes é primordial, pois através dele podemos ver os erros e os acertos da campanha. Palavras chave nas redes, reclamações, sugestões, elogios, tudo isso deve ser monitorado para se alcançar os resultados esperados. Vou definir o termo métricas de maneira bem simplória. Métricas são os resultados mensurados, ou seja, no papel. Como assim? As métricas são todas análises feitas, como por exemplo, o número de usuários que aderiram a sua fan page, ou começaram a seguir seu twitter, tudo isso dentro do período da campanha. Ao final são apresentados gráficos com o crescimento e  resultados da empresa nas redes. É legal também saber quantos usuários saíram do mundo online, e compraram na loja, ou até mesmo na loja virtual, ou seja, a existência da conversão. Entender a interação da empresa com os usuários, pode ajudar futuramente em um novo planejamento. E por último, mas não menos importante, faça relatórios sempre, tenha em mente que datas e números fazem a diferença. É muito bom ver os números crescendo, se torna um incentivo para a empresa. Caso trabalhe para alguém, mostrar números e resultados, podem fazer seu cliente mais feliz e dar um seguimento ao trabalho.

Separador

Em geral, as redes sociais vieram para mudar nossas vidas. O mercado já aderiu, e quem não se agregou ao mundo da internet, com certeza está ficando para trás. E você, vai ficar de fora?

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