Artes

Entrevista com Luiza Abend: Ilustrações com traços fluídos e simplificados

Luiza Abend tem 25 anos de idade, é ilustradora/animadora nascida e criada no Rio de Janeiro. Foi aluna do curso de Comunicação Visual na National College of Art and Design, em Dublin, por meio do programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras. Atualmente, ela está se especializando em Ilustração e Animação na UVA (Universidade Veiga de Almeida).

Projeto animado feito por Luiza Abend na National College of Art and Design em Dublin.

Veja mais sobre o trabalho de Luiza nas redes sociais: facebook, twitterinstagram e pinterest. E para comprar suas artes, acesse: colab55 e society6.

Logo abaixo, acompanhe a pequena entrevista que realizei com a ilustre e fofa da Luiza Abend:

1. Suas ilustrações tem traços bem singulares e fluídos. Percebe-se que você gosta muito do estilo cartoon e seus desenhos carregam consigo uma aura que nos remete a ilustração infantil. Quais artistas e/ou elementos te influenciaram e te ajudaram na consolidação do seu estilo?

Eu acho que duas coisas que me influenciaram a seguir um estilo mais cartoon foram os desenhos animados que eu assistia quando era criança (era viciada na programação do Cartoon Network e da Nickelodeon) e os mangás shoujo que comecei a ler quando entrei na adolescência. Já mais adulta comecei a acompanhar o trabalho de alguns artistas que me influenciam até hoje, como: Kali Ciesemier, Irena Freitas, Emily Carroll, Maike Plenzke, etc. Na verdade acho que estou constantemente alterando meu estilo para incorporar coisas que gosto no desenho dos outros, e o jeito que eu ilustro hoje em dia é muito diferente do que eu fazia apenas dois anos atrás.

tumblr_ne46lisbmK1qbxe7oo2_1280

2. Seu interesse por ilustrar profissionalmente surgiu em que momento de sua vida? Como isso aconteceu?

Meus pais sempre me incentivaram a seguir carreira no meio artístico, mas quando eu me formei no ensino médio eu não sabia muito bem o que fazer da vida. Não é como se no colégio tivessem me explicado que ser ilustrador era uma opção de carreira, sabe? Eu não tive uma boa orientação nesse sentido. Tive que passar por três cursos superiores diferentes até me decidir: fiz um ano de Moda, outro de Publicidade e em 2012 comecei a estudar Design Gráfico. Um pouco antes disso eu já estava fazendo alguns bicos aqui e ali com ilustração e comecei a ver que era esse mesmo o caminho – e foi a escolha certa, eu não consigo me ver fazendo outra coisa dessa vida que não seja ilustrar e animar.

tumblr_o8gol3mtLl1qbxe7oo1_1280

3. Atualmente, você está fazendo um curta-metragem animado para seu TCC. Conte-nos mais sobre este projeto.

Meu TCC vai ser um curta animado de forma tradicional-digital e, se tudo der certo, fica pronto até o final do ano que vem. Estou trabalhando em uma adaptação de um conto do Luís da Câmara Cascudo chamado “O Marido da Mãe D’Água”. É a história de um pescador azarado que se casa com uma moça misteriosa vinda do rio. Na verdade a idéia de trabalhar com esse conto começou como um simples exercício de storyline numa aula de Roteiro durante meu primeiro semestre na UVA. Eu acabei gostando bastante do resultado e criei um carinho muito grande pela obra do autor. Como a graduação tecnológica dura apenas dois anos, eu já estava buscando uma idéia boa pro meu trabalho de conclusão e achei que esse roteiro ia funcionar bem com o meu estilo de desenho, que sempre foi meio voltado pro público infantil. Estou recebendo uma boa orientação dos meus professores e alguns amigos se ofereceram para ajudar na produção, então acho que vou me divertir muito fazendo esse filme!

4. Quais brushes e softwares você utiliza em suas animações e ilustrações? Quais blogs/sites você recomendaria para aqueles que estão começando a ilustrar e animar?

Costumo utilizar o Adobe Photoshop para ilustrar e o TVPaint para animar. Eu trabalho em um estúdio de animação atualmente e lá usamos o Toon Boom Harmony, que também é um software bem legal. Uso alguns brushes que eu mesma customizei e ás vezes me aventuro nos brushes maravilhosos que o Kyle T Webster cria. Eu acho que recomendaria o Tumblr e o Instagram como plataformas para divulgar trabalho pois atingem pessoas de vários países e são uma ótima forma de se conectar com outros profissionais. Não tenho nenhum site em específico para recomendar para iniciantes, mas recomendo as palestras do Iconic e o podcast “Make it then tell Everybody” (em inglês).

tumblr_nx1j6aCsYU1qbxe7oo1_1280

5. Para terminar, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão querendo ingressar no mercado de ilustração/animação.

Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo dos últimos anos é que para trabalhar no mercado de ilustração e animação você tem que ser, acima de tudo, apaixonado MESMO pelo que faz. É uma carreira que demanda estudo diário, e quem não está disposto a se dedicar 100% acaba ficando para trás. Eu fico com a pulga atrás da orelha quando falam que desenho é uma simples questão de “talento”, pois isso não tem nada a ver. Desenho é uma habilidade que se adquire estudando (assim como quase tudo nessa vida) e, principalmente, cometendo erros. Por isso, não se desanime se seus primeiros desenhos não ficarem bons! Com tempo e paciência as coisas entram nos eixos :)

Clique aqui para comentar ( )