Equilíbrio e harmonia: o Feng Shui no decór

Você já ouviu falar em Feng Shui?

Equilíbrio de energias, proteção espiritual e harmonização da vida pessoal e profissional por meio do ambiente em que se vive são alguns dos princípios que essa técnica milenar chinesa emprega, desde sua origem há cerca de 5 mil anos. As teorias do Feng Shui são baseadas no pensamento máximo chinês, o I Ching, juntamente com as leis do yin yang e cinco elementos – vitais em toda a cultura chinesa. Essa técnica vem sendo praticada no mundo todo, na maioria das vezes por profissionais especializados, mas cada vez mais adeptos informais estão aderindo aos preceitos do Feng Shui.

O principal elemento utilizado nessa prática é o Baguá, um símbolo que direciona que cores, essências e formas a se utilizar para harmonização dos ambientes. Com a planta do local em mãos, basta posicionar o Baguá no centro da mesma e alinhar o trigrama do trabalho na direção da porta de entrada, para então relacionar os ambientes com as divisões do desenho. Por exemplo: se sua sala de estar estiver sob a área dos relacionamentos indicada no Baguá, a escolha dos objetos e posição dos móveis ficará por conta das cores, aromas e simbologia indicada para aquela área. Sua casa não precisa ter exatamente oito cômodos, pois um ambiente pode orientar mais de uma energia simultaneamente; basta esticar os lados do Baguá sobre a planta, de modo a definir quais vibrações você quer priorizar. Pode ser feita tanto a análise de uma casa inteira, quanto apenas de um cômodo, ou até do terreno da casa.

Se você ficou na dúvida de como aplicar uma decoração regida pelo Feng Shui, algumas dicas básicas são fundamentais para trabalhar na harmonização da sua casa. Os guás – seções divididas no Baguá – são regidos por elementos como água, madeira, fogo, terra e metal, além de cores como tons de rosa, vermelho, azul, verde, tons escuros, pretos e brancos. Artigos como fontes, espelhos, quadros, símbolos representando a natureza, luminárias, objetos de cerâmica e plantas podem ser usados para representar seus respectivos guás. A quantidade de pessoas que circulam pelo ambiente e a função que ele exerce também influenciam bastante na forma de equilibrar energeticamente os espaços.

Quer um exemplo de como pensar a decoração de um ambiente a partir das indicações do Baguá? Imagine que um banheiro da sua casa esteja situado no guá do sucesso. Apesar do Feng Shui indicar a utilização de tons claros para este ambiente, neste caso as cores fortes – como o vermelho, que remete ao fogo – são permitidas, além da aplicação de materiais naturais, como revestimentos de bambu ou fibras, para neutralizar vibrações negativas. A posição do vaso sanitário em relação à porta da frente ou o centro da casa também são observadas, bem como  a harmonia decorativa do local, que indica a inserção de poucos objetos para não sobrecarregar o visual do banheiro.

Gostou? Experimente esta técnica!

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

http://www.personare.com.br/decore-ambientes-seguindo-o-feng-shui-m159

http://www.fengshui.com.br/index.php/teorias/o-que-e-feng-shui

Clique aqui para comentar ( )