capa
Design

Escolha o seu – Customização em Massa

Somos formados de desejos particulares em grupos culturais distintos, desenvolvemos gostos e opiniões diferenciadas.

Então, como atender a essa demanda? Eu prefiro a cor laranja, já você pode preferir verde, azul ou roxo talvez? Surgiu então a customização em massa, não dá pra fazer um produto para cada cliente (grandes redes) mas dá pra atender os nichos aos quais eles pertencem. A ideia é basicamente usar a tecnologia para personalizar produtos que antes eram massificados.

MotoX_ColorPinwheel

Segundo o livro da Editora Alaúde: “Customização em massa é a capacidade de satisfazer determinadas necessidades e desejos de clientes individuais a preços abaixo dos preços de produtos e serviços produzidos em massa e que somente se aproximam dos desejos de muitos clientes em grandes nichos de mercado.” (Customização de Massa – Seis passos para conquistar o Cliente)

Para desvendar os desejos existem uma gama de ferramentas que são usadas para facilitar as vendas nos meios digitais você escolhe e compra seu produto da maneira que preferir, vemos também no ramo alimentício onde você  forma seu prato. Nós gostamos de ter o poder de escolha e a ideia de ter algo único nos fascina.

As empresas que buscam incluir esse tipo de serviço devem visar:

  • Criação de serviço sob medida para atender a uma grande quantidade.
  • Necessidade da apresentação de variedade do “mix” de produtos.
  • Altos investimentos na parte de relacionamento com o cliente.

Os principais fatores motivadores para a customização em massa são: características intrínsecas do produto ofertado, aumento da concorrência e do nível de exigência dos clientes, reduzir os custos e a complexidade de produção, explorar um nicho de mercado e atender às características particulares do mercado no qual atua.

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Customiza%C3%A7%C3%A3o_em_massa

http://blogdomorgado.wordpress.com/category/customizacao-em-massa/

http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/1862

 

 

Clique aqui para comentar ( )