Escritórios criativos

Espaços de trabalho já deixaram de ser monótonos e sem charme há um bom tempo. Como forma de representar o espírito da empresa e cultivar uma fonte de inspiração para o dia-a-dia profissional, as organizações têm adotado cada vez mais a decoração de forma criativa em seus escritórios. De startups tecnológicas às empresas de ramos mais tradicionais, o ambiente usado para trabalhar vem sendo incrementado e modificado para ganhar ares mais informais, aconchegantes e que estimulem a produtividade.

Um bom exemplo de empresa que explora a criatividade em suas instalações é o Instagram, que desde o seu primeiro escritório em San Francisco, Califórnia, utilizou os conceitos do próprio aplicativo para nortear o decór. Como resultado, os ambientes apresentam-se repletos de referências à fotografia e à estética vintage (presente também nos filtros disponibilizados pelo aplicativo), estimulando a interação e a descontração dos utilizadores do espaço através de amplos sofás e até de uma cristaleira fazendo as vezes de bar.

Escritório Instagram em San Francisco 2

Escritório do Instagram em San Francisco. Estante expondo câmeras fotográficas antigas

Escritório Instagram em San Francisco

Escritório do Instagram em San Francisco. Madeira clara e amplos sofás

No caso da Red Bull, empresa que busca identificação com a inovação, com as artes, a música e os esportes, a estrutura do escritório situado em Amsterdam sugere energia e movimento e ainda serve de suporte para expressões artísticas como ilustrações, doodle art e mosaicos, mantendo ainda uma atmosfera minimalista.

Escritório Red Bull em Amsterdam

Escritório da Red Bull em Amsterdam. Ambiente minimalista e estruturas explorando movimento

Escritório Red Bull em Amsterdam 3

Escritório da Red Bull em Amsterdam.

Escritório Red Bull em Amsterdam 4

Escritório da Red Bull em Amsterdam. Ilustrações e doodle art nas paredes

Escritório Red Bull em Amsterdam 5

Escritório da Red Bull em Amsterdam. Mosaico nas paredes

Escritório Red Bull em Amsterdam

Escritório da Red Bull em Amsterdam. Minimalismo

Por fim, a grande referência quando o assunto é ambientes de trabalho criativos está nos escritórios do Google espalhados pelo mundo. Cada um deles absorve características do local onde estão situados assimiladas aos conceitos que a empresa carrega – criatividade, liberdade, inovação. No escritório localizado em São Paulo, aqui no Brasil, a inspiração foram os bairros tradicionais da capital paulista. A decoração informal simula feirinhas livres e até sítios, em espaços como cozinha, salas de descanso, de reuniões e de jogos. Como não se sentir inspirado em ambientes como esses?

Escritório Google em São Paulo 2

Escritório do Google em São Paulo

Escritório Google em São Paulo 3

Escritório do Google em São Paulo. Inspiração em bairros tradicionais e feiras livres

Escritório Google em São Paulo 4

Escritório do Google em São Paulo. inspiração em bairros tradicionais da capital paulista, associados ao conceito da empresa

Escritório Google em São Paulo 5

Escritório do Google em São Paulo. Ambientes promovendo integração e bem-estar

Escritório Google em São Paulo

Escritório do Google em São Paulo. Espaços pensados para o conforto e descontração durante os intervalos no trabalho

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

01 | 02 | 03 | 04

Clique aqui para comentar ( )