Estilo Retrô na decoração

Quem disse que beleza e bom gosto só são encontrados em lares de decoração contemporânea e hi-tech? Da mesma forma que ambientes super modernos conseguem causar deslumbramento, decorar espaços com inspiração retrô é um dos caminhos certos para quem quer apostar em charme e simplicidade na ambientação sem deixar nada a desejar. Esse estilo de decoração está conquistando o gosto de muitas pessoas, seja por lhes fazer rememorar algum espaço querido em que se viveu no passado – como a casa de familiares ou amigos, por exemplo – ou, mesmo sem nenhuma referência anterior, por causar simpatia simplesmente pela estética singular e encantadora do retrô.

Se você está se perguntando o que pode definir algo como retrô, a resposta é simples e também pode tirar a sua dúvida sobre a diferença deste estilo em relação ao vintage (que muitas pessoas ainda confundem). Segundo o site Designices, Retrô é uma releitura atual de características antigas, aplicada na linguagem gráfica, em produtos, ambientes, embalagens, etc, como o carro “New Beetle” da Volksvagen, por exemplo; o vintage, por sua vez, está relacionado a algo realmente antigo e de boa qualidade.

O ponto chave da decoração inspirada no passado é a harmonia que pode existir entre objetos de aparência antiga e outros elementos claramente contemporâneos, sem perder a sensação de aconchego e o estímulo às memórias afetivas de cada um. Esse casamento entre passado e presente é que vai dar o equilíbrio necessário para que o décor não pareça antiquado ou cafona. Muitos fabricantes de móveis, eletrodomésticos, revestimentos (como os ladrilhos hidráulicos já comentados aqui no blog), tecidos e artigos de decoração já desenvolveram versões com design similar ao dos produtos das décadas de 50, 60, 70; portanto, opções no mercado é que não vão faltar para dar à sua casa o ar retrô que você imagina.

Quer mais inspiração sobre este estilo? Confira os ambientes da galeria abaixo e também os posters de estética vintage/retrô.

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

0102 | 03 | 04  | 05

Clique aqui para comentar ( )