FORMADO
Freela e Startup

Estou formado, e agora?

Antes de tudo KEEP CALM and faça seu portfólio. Ter uma pasta é sem dúvidas, o que vai te levar ao mercado de trabalho ou a uma melhor oportunidade profissional. Também, não adianta sair loucamente desenvolvendo projetos sem valor de comunicação e conceito.

Se você nunca teve clientes, crie projetos “fakes ou fantasmas” para algumas empresas sejam elas fictícias ou reais (mas, informe que se trata de um material não reproduzido e conceitual sem direta solicitação da empresa), uma dica é criar campanhas automobilísticas que vem se destacando, interfaces para dispositivos móveis e além disso inclua também seus melhores projetos da Faculdade (que geralmente são aqueles a partir do 3º ou 4º períodos). Ter uma variedade de segmentos, sem dúvidas, poderá dar um destaque maior: Branding, Campanhas, 3D, Ilustração, sejam eles impressos ou digitais, mas, foque naquilo que você realmente é bom.

Muitas empresas ao apresentar uma vaga, demonstram que estão em busca de profissionais “multifuncionais”, de fato isso ocorre e pelo mercado atual será necessário estudar e se aprimorar em diversas áreas, em especial, aquelas de destaque da atualidade, mas, nada supera o fato de você se destacar e dar o seu melhor naquilo que realmente sabe que é bom ou que está no caminho certo, por isso busque se especializar e fazer cursos de extensão e capacitação.

Uma outra dica é participar de eventos, workshops, palestras nas áreas de comunicação (Publicidade, Design, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas) e neste eventos busque fazer amigos (Networking), acredite: Existe o Q.I (Quem Indica) tanto para fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa como para freelancer.

O mercado de trabalho de fato, está cada vez mais concorrido por isso você precisa ser e ter diferenciais. Tenha um bom repertório cultural, acesse sites da área para estar por dentro das tendências e das últimas notícias. Leia livros, revistas, nosso cérebro precisa estar em constante atividade em especial em nossa atuação, que está diretamente envolvida com inspiração e criação.

Um outra questão é a humildade, não esqueça que sempre haverá alguém que de fato, saberá mais que você, por isso não seja orgulhoso, mas, mostre às pessoas que realmente você sabe o que faz e que é um profissional, não mais um estudante. Sobre valores, tenha atenção, busque se valorizar e cobre o que é justo. Ao sair da Faculdade, não esqueça que você é recém-formado e precisa se destacar e consolidar seu nome no mercado e clientes (cliente indica seu trabalho para outros futuros clientes), logo, não “se queime”.

Ter experiência profissional, é de fato, muito importante. Se você durante a graduação não estagiou (o que para mim deveria ser obrigatório em todas as faculdades tanto extra como curricular), busque trabalhar rapidamente na área. Se houver disponibilidade, ainda durante a graduação entre em contato com alguma agência, escritório de Design ou empresa que tenha setor de criação, e estagie, mesmo que de graça por um tempo, em especial se a empresa for de renome e agregue valor ao seu currículo. Se for trabalhar em gráfica seu enriquecimento profissional será enorme porém o stress possivelmente também.

Ao atender clientes sejam pontuais, responsáveis e CUMPRA OS PRAZOS, caso ocorra imprevistos, avise-os imediatamente e lamente por não cumprir o acordado. Lembre-se que o cliente precisa de você mas você também precisa dele (e de seu dinheiro), faça contrato e especifique tudo inclusive faça o contrato evite cometer erros que eu e tantos outros profissionais com alguns anos de mercado comentemos.

Ao sair da Faculdade, estamos com uma carga teórica de conceitos e inspiração, então, aproveite este momento para começar a preparar seus cartões de visita (impresso o padrão 9x5cm e principalmente o digital: seu portfólio), não despreze seu currículo ele é muito importante pois em poucas palavras resume sua vida profissional, busque atualizá-lo constantemente mas invista como já disse em seu portfólio,

Por fim, não fique parado. Até acredito que eventualmente você em casa deitado sem procurar emprego, alguém pode ligar e oferecer uma grande oportunidade, mas, para a maioria das pessoas, será necessário se movimentar e enviar currículo, fazer ligações e inclusive dou a dica de ligar para empresas que gostaria de trabalhar, mesmo que elas não tenham divulgado novas vagas e ligar também para aquelas que você já enviou currículo, às vezes eles recebem tantos que o fato de você ligar e falar sue nome já vai chamar atenção dentre todos seus concorrentes. Sonhe alto mas, com os pés no chão. Procure emprego em grandes empresas,mas, em pequenas também.

Por fim, recomendo ler um outro artigo que fornece diversas dicas para seu portfolio, clique aqui.

Até a próxima :)

Clique aqui para comentar ( )