HYPENESS_Dancarinos_1
Artes

Exercício Criativo no Espaço Urbano

Como um criativo e observador do cotidiano, não pude deixar de ser tocado por uma ação urbana muito louca, mas bem legal e que nos chama atenção para o nosso dia-a-dia tenso e estressante. Zapeando pela Internet antes de escrever esse artigo me deparei com uma matéria bem legal, que com uma iniciativa inteligente e perspicaz, evidencia uma visão bem particular da tensão nos relacionamentos interpessoais da atualidade (veja fotos ao final do post).

Trata-se do grupo artístico Cie Willi Dorner, que percorre varias cidades do mundo com performances que propõe uma intervenção a um determinado espaço urbano por um curto espaço de tempo. Encontrando sintonia e complementariedade entre os corpos dos membros do grupo eles evidenciam esculturas humanas que desafia as formas tradicionais e evoca os espectadores a rever seus conceitos sobre os espaços.

O grupo, criado em 2007, já percorreu países como França, Áustria, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Espanha. E com sua forma inusitada e muitas vezes constrangedora, eles continuam percorrendo o globo.

Experimentos ou performances artísticas como essa podem não estar diretamente ligados ao Design ou a Publicidade, mas não deixam de ser uma expressão artística que nos relembra que a estética urbana sempre foi um prato cheio para criação. Vejo como se os espaços, hierarquias e grids aplicados num software de edição de imagens são mostrados ao vivo e sem cortes. E indo mais além, acredito que esse grupo performático passe algo mais subjetivo que anda por trás de qualquer layout: o entendimento das relações humanas com os espaços urbanos. Portanto parabenizo ao grupo pelo trabalho e evoco a vocês leitores que deem sua opinião sobre isso, nos deixando seus comentários.

Fonte:Hypeness

Clique aqui para comentar ( )