Say Thanks
Design

Facebook lança nova ferramenta e gera buzz na web

Nesta Quarta-feira, 12 de Novembro, uma notícia se espalhou entre os usuários e fãs do Facebook, a maior rede de relacionamentos online do mundo. Trata-se de uma evolução da ferramenta “Look Back”, laçada no início do ano e que povoou a timeline dos usuários da rede com vídeos formados por uma coletânea de fotos e atividades de cada um para comemorar os dez anos da mídia.

Porém agora a proposta é um pouco diferente. O “Say Thanks” ou agradeça, em bom português, é uma ferramenta que permite a qualquer um criar um vídeo reunindo postagens e fotos para celebrar um amigo ou alguém especial para você (veja o vídeo explicativo abaixo).

A mecânica da produção é relativamente simples, assim como sua ferramenta prima do início do ano. Basta escolher um tema, selecionar posts e fotos, editar tudo e gravar o seu depoimento. E para dar uma ajudinha, o Facebook disponibiza um botão preview, onde o usuário poderá aprovar ou não o que acabou de produzir. Estando tudo certinho basta clicar em compartilhar e partir pro abraço literalmente e virtualmente falando, pois o remetente será marcado na postagem.

A ferramenta é global e pode ser lançado a qualquer momento no Brasil, podendo também ser usado nas línguas: Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Turco, Italiano e Indonésio.

Uma nova alternativa

Apesar de parecer uma cópia descarada de uma outra ferramenta da própria rede, acredito que há diferenciações nessa nova empreitada. Primeiro que valorizar seus amigos é apenas mais uma oportunidade de tornar a rede mais forte; e segundo que o alcance gerado por esse buzz marketing é de certo muito positivo para a marca Facebook e engradece bastante também a experiência do usuário.

Outro fator que me chamou a atenção nisso tudo, foi o momento em que isto foi lançado. Eu explico, em tempos de redução de alcance nas postagens e uma dita “crise” existencial, me parece que o Facebook quis mostrar a todos que isto não procede ou que o conflito foi sanado e está tudo bem agora. Há ainda uma terceira opção que seria justamente o gerenciamento dessa “crise” através de uma ferramenta que aparentemente veio para gerar mais alcance.

Enfim, de uma forma ou de outra, o fato é que não deixaremos de usar a rede. Seja para negócios ou uso pessoal, ela continua sendo um excelente mídia de relacionamento, geração e compartilhamento de conteúdo. E dando agora aos usuários uma força maior, ela sem sombra de dúvidas permanecerá um bom tempo em nossas vidas.

Introducing Say Thanks from Facebook on Vimeo.

Clique aqui para comentar ( )