Design

Ferramentas que podem fazer mágica em suas manipulações no Photoshop

Quando nos deparamos com a necessidade de realizar alguma manipulação e não temos acesso a todos os recursos, muitas vezes nos vemos encurralados, perdendo a motivação, procrastinando e muitas vezes – infelizmente – atrasando a entrega do job.

Acredito que essa seja uma realidade que muitos de nós passamos, ou que já estivemos expostos. Estou enganado?

Mas então como podemos encontrar soluções plausíveis? Como sair dessa enrascada que nos metemos, quando prometemos entregar um trabalho?

Como já é amplamente divulgado por diversos canais, escolas e instrutores; o importante nesse primeiro momento é a construção do repertório. Nesse caso, não é apenas o repertório gráfico que é importante; mas também o repertório de ferramentas para auxiliar na solução de um problema aparente. Quanto mais ferramentas tivermos ao nosso alcance para nos auxiliar, melhor e mais rápida pode ser a solução.

Quando estamos falando de manipulações, existem algumas coisas básicas que precisamos ter em mente para nosso leque de opções: um bom banco de imagens, uma composição rascunhada previamente, uma mesa digitalizadora, conhecimentos técnicos, possivelmente um bom software de 3D e por aí vai.

Então, você já tem todos esses itens? Então, podemos segui em frente.

Agora, e se eu te contar que temos algumas ferramentas, de custo bem acessível, que podem facilitar imensamente o seu trabalho. Você não precisará ser um exímio manipulador de imagens, com técnicas e conhecimentos de renderização e modelagem 3D, alta capacidade de modelagem e por aí vai.

Com alguns cliques, você será capaz de conseguir ótimas imagens para lhe auxiliar na construção de um novo material final. Pronto para conhecer essas ferramentas? Então vamos lá.

Pixel Squid

pixelsquid

Se você já é assinante da suíte Adobe Creative Cloud, não terá problemas em adquirir essa ferramenta, que é um plugin instalável em seu photoshop.

O Pixel Squid é um grande repositório de itens em 3 dimensões que você pode baixar as imagens ou sincronizar com seu photoshop. Através de sua biblioteca de itens, você seleciona o que precisa para o seu projeto, e agora prepare-se para a melhor parte, você rotaciona e posiciona da melhor forma que precisar.

Como a própria landing page da ferramenta diz: “Easily introduce 3D into your design workflow.” Ou seja, integra facilmente itens em 3D ao seu fluxo de design.

Pronto, agora você não corre mais riscos de ter que modelar um objeto de última hora para inserir na cena, ou mesmo ter que se descabelar e recorrer ao fornecedor, para finalizar aquele tratamento para você.

Com alguns poucos cliques, você consegue levantar algumas situações facilitadoras para o seu trabalho e *SHAZAM*, temos uma nova imagem.

As imagens são totalmente Royalty Free, ou seja, você não terá problemas jurídicos em utilizá-las. Além disso, no próprio você encontra tutoriais de aplicação dos materiais em seu fluxo. Assim como o Behance faz, a equipe do Pixel Squid faz uma curadoria dos itens existentes na ferramenta e já promovem coleções específicas para auxiliar o seu trabalho.

Minha dica é, baixe, teste e experimente em seu fluxo de trabalho. A ferramenta não irá resolver todos os seus problemas, mas com certeza será muito útil.

 

BillionPhotos

 

Novamente naquele trabalho de caçar imagens com qualidade para trabalharmos uma composição. Seria muito bom se existisse um banco de imagens com imagens já recortadas, não é mesmo? E se eu te falar que existe?!

Esse é o BillionPhotos.

 

billionphotos

 

Um banco de imagens pago, com muitas, mas muitas imagens para os seus projetos, inclusive com PNG`s transparentes ou arquivos PSD prontos para você inserir em seus projetos.

Como funciona? Bem, você pode fazer as pesquisas por imagens sem assinar o banco, no entanto para conseguir fazer o download das imagens, é necessário fazer sua inscrição e pagamento, mesmo tendo um período de teste por sete dias.

Você pode baixar até 25 imagens nesses 7 dias. Se você não ficar satisfeito, você pode cancelar o sua conta e assim encerra também as cobranças que podem vir no futuro, e o período de testes.

Na BillionPhotos você também poderá encontrar os itens através de uma curadoria elaborada pela própria equipe do site, facilitando aquele momento de seleção dos materiais.

Lá você pode encontrar de tudo; de foto de pessoas até fotos de produtos para você inserir naquele e-mail marketing de um cliente, e assim, transformar o layout da mensagem.

 

Conclusão

Assim como plugins,  essas ferramentas que são itens que podem auxiliar (e muito) o ganho de tempo na produção de um trabalho de qualidade.

O que você e/ou sua empresa está fazendo para otimizar os processos de seu trabalho?

Clique aqui para comentar ( )