Tecnologia

Geladeira Flatshare: um novo conceito de compartilhamento

Quem divide o apartamento com outras pessoas ou vive numa república, sabe que a geladeira é um assunto delicado. Isso porque é difícil dividir e limitar o espaço de cada um. Além da questão de espaço, outro problema comum ocorre quando alguém vai cheio de vontade para pegar uma comida e…descobre que ela já não está mais lá. Que frustração, não?

Atento à isso, o estudante de design Stefan Buchberger, da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, criou a Flatshare, um conceito de geladeira modular onde cada pessoa tem seu espaço independente. Cada módulo pode ser personalizado de acordo com o gosto do dono, através de cores, acabamentos e add-ons. As portas dos gabinetes abrem para lados opostos, dando à geladeira uma aparência moderna e divertida. Para movimento dos módulos, alças laterais ajudam na tarefa.

No aspecto “refrigeração”, mais vantagens: como se tratam de compartimentos muito menores se comparados às geladeiras comuns, é necessária menos energia para refrigerar, diminuindo o consumo elétrico. Além disso, o resfriamento ocorre mais rápido, pois se alguém tiver que pegar alguma coisa, abrirá somente a sua parte, não deixando escapar o ar frio das demais. Pra quem precisa gelar a ceva rapidinho e mora com pessoas que abrem a geladeira para pensar, é uma ótima!

Por conta de todas essas qualidades e diferenciais, a Flatshare foi a grande vencedora do concurso Design Lab 2008, promovido pela Electrolux. Como prêmio, Stefan ganhou aproximadamente 7 mil dólares e 6 meses de estágio em um dos centros globais de design da empresa. Olha aí o sorriso…

E você? Já pensou como seria sua geladeira ideal?

Fontes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Clique aqui para comentar ( )