desta

Gente criativa, lares inspiradores

Cada estilo de decoração segue um princípio básico: representar os gostos do morador. Uma casa ou apartamento são, dessa forma, “vestidos” de acordo com a personalidade, as experiências, hobbies, gostos musicais ou profissão de quem os habita Por conta disso, assim como não há uma pessoa igual à outra, não há lares idênticos – por mais que tentem ser copiados.

Se cada lar é único, imagine então como seria a morada de pessoas criativas como o estilista Christian Louboutin e o arquiteto Marcelo Rosenbaum? Foi a mesma pergunta que passou pela cabeça de Todd Selby, fotógrafo e ilustrador que registra os detalhes e a beleza particular dos lares de artistas, músicos, designers e demais profissionais que trabalham primordialmente com a criatividade.

Todd começou este projeto em 2008, fotografando a casa de amigos e publicando os ensaios fotográficos no site The Selby. A partir de então, surgiram cada vez mais interessados do mundo todo em ter suas casas registradas. Como era de se esperar, a ideia foi ganhando força e o resultado é surpreendente e inspirador, tanto para quem busca ideias de decoração, quanto para quem somente quer apreciar as fotografias e o estilo de vida de outras pessoas. Em 2010, a editora Abrams lançou um livro, reunindo os melhores ensaios: The Selby is In Your Place.

Por mais que a ambientação seja o tema mais frequente nas fotografias, Todd retrata muito bem a maneira como o morador entende a casa onde vive, de que forma ele a utiliza, aproveita, recebe amigos. Este aspecto é notável pelos registros feitos de lembrancinhas, presentes, souvenirs e outros objetos decorativos carregados de valor emocional que são fotografados pelo autor do projeto. Atividades que o morador realiza cotidianamente também são valorizadas nos cliques de Todd.

The Selby já esteve em quase todo o mundo. Espanhóis, nova-iorquinos, brasileiros e japoneses já receberam a visita do fotógrafo e abriram as portas da sua casa para mostrar um pouco do seu universo particular. Muitos residem em um híbrido de atelier, morada e estúdio, o que torna comum ver pinturas, esculturas, instrumentos musicais, trabalhos em construção e também prêmios espalhados pelas estantes.

Entre os ensaios mais interessantes, recomendo que apreciem o de Sergio Rodrigues (designer brasileiro). Além das fotos, o The Selby também lança vídeos periodicamente, que também podem ser acompanhados pelo canal do site.

Escrito por Mariany Carvalho

Clique aqui para comentar ( )