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Gentileza no marketing digital

A gentileza deveria ser algo normal na nossa sociedade, mas quando isso acontece, partindo principalmente de uma empresa, pode causar resultados positivos à imagem institucional, ter o aumento das vendas e principalmente o retorno do cliente.

Alguma vez você deve ter passado por um momento chato, em que manda uma pergunta em alguma rede social (Facebook, Instagram, Blog, Email etc) e a empresa demora várias horas, dias ou nunca responde. Estamos na época do instantâneo, queremos tudo rápido e se formos ignorados, criamos uma certa antipatia pela empresa (não generalizando), mas se for analisar, a pessoa que entra em contato é um potencial cliente e  depende de você para terminar de conquistá-lo.

Quando for se comunicar nas redes sociais ou qualquer outra ferramenta do marketing digital, pense que esse fã (futuro cliente ou atual) é uma pessoa que entrou na sua loja e dependendo do seu atendimento ela pode voltar ou não, nesse caso ela sabe com quem conversou, mas nas das redes sociais não dá para saber quem está por trás e no final a empresa “tal” foi que agiu de uma maneira positiva ou não.

A gentileza no ramo da comunicação e até na vida pessoal, serve como gatilho mental, seria a reciprocidade, “temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração. Por isso suas ações devem, primeiramente, objetivar tornar a vida das pessoas mais simples e, depois, gerar algum lucro para você”- Henrique Carvalho, do Viver de Blog.

Essas dicas podem te auxiliar a ganhar mais clientes por meio da gentileza.

Responda as pessoas, se possível de forma imediata. Defina que horário poderá responder, pode ser comercial ou outro. 

Às vezes o cliente pode se sentir especial, com um simples curtir ou responder o comentário do fã na postagem da empresa. Um ótimo exemplo é a página do Netflix no Facebook, a equipe procura sempre curtir e comentar.

Tente resolver o problema do cliente quando ele entrar em contato. Se não for possível, explique como ele deve contatar a empresa para conseguir a solução. 

Use a língua portuguesa corretamente, não precisa ser erudita, evitar palavras abreviadas ou gírias é uma boa opção, já que irá facilitar a compreensão de quem for ler a mensagem.

Seja educado, um bom dia, obrigado ou por favor, mostra que a empresa não tem só interesse financeiro.

Responda os emails ou apenas confirme que foi recebido, até os currículos que são enviados por email. 

Diga que irá se ausentar na conversa online, não vai querer que o cliente se sinta que ficou no vácuo.

Pense que a pessoa está na sua frente, como você agiria com ela?

Você tem alguma dica? Coloque nos comentários.

Agora fique com esse lindo exemplo de gentileza e atenção com uma fã da página do Dinofauro. <3 

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