Untitled-1
Tecnologia

HDR – High Dynamic Range em fotografia, games e filmes!

Você pode ***talvez*** nunca ter ouvido falar disto, mas com certeza já viu essa técnica sendo utilizada, mesmo que discretamente: HDRHigh Dynamic Range (Em português Grande Alcance Dinâmico, mas cá entre nós, ninguém conhece por esse termo)

sunrise_hdr-wide

Essa técnica é nada mais do que fazer imagens (Seja uma foto, frames de vídeos ou jogos) terem seus detalhes visuais melhorados, mesmo se a imagem tiver muito contraste, muito escura, onde o HDR consegue mostrar os detalhes de sombra, luz e iluminação através do aumento alcance dinâmico, que é o a distância entre o valor mais escuro e o valor mais claro de uma imagem e na prática seria a intensidade de luz diferentes que se é visto é uma imagem…o olho humano claro, consegue capturar detalhes inimagináveis de uma cena certo? porém ao utilizar uma câmera para registrar esse momento, você já deve ter se frustrado com a qualidade da imagem registrada…ou ao ver alguma foto em um monitor LCD, ou num papel impresso…tudo devido a imagens que por terem um baixo alcance dinâmico, acaba demonstrando poucos detalhes visuais da imagem e câmeras e seus sensores que não conseguem captar todos os detalhes possíveis.

contraste

Tá, e você me pergunta como melhorar essas imagens? E eu respondo: É mais fácil do que parece!

O segredo do HDR na fotografia, é bem simples: Tirar fotos da mesma imagem, porém usando exposições diferentes! e depois usar um programa como o photoshop para unir isso!

hdrscale

Como podem ver na imagem acima, é a mesma foto tirada várias vezes, mas com tempos de exposições diferentes, indo do baixo alcance dinâmico, até chegar no HDR!

Geralmente o segredo é tirar a partir de 3 fotos com baixo alcance dinâmico, sempre procurando os detalhes de sombra/iluminação da foto, para depois fazer o merge!

Lembrando que, é bom usar o bom senso: Nem toda imagem precisa do uso do HDR, nem toda imagem fica boa com o HDR e quando usar o HDR, cuidado para não deixar algo muito artificial gritando oii eu sou uma imagem em hdr!

bad-hdr-example

Não façam isso!

Como fazer o HDR no photoshop?

Após você pegar suas fotos (que na verdade é a mesma com vários tempos de exposições diferentes) você deve abrir o photoshop (CS6 usado como exemplo aqui) e seguir o fluxo seguinte:

hdr

File -> Automate -> Merge to HDR

Onde você irá procurar suas imagens clicando em browse, podendo escolher a pasta que elas estão(folder) ou arquivo a arquivo(files).

hdr2

Pós isso, você ainda consegue fazer alguns ajustes de exposição nas imagens adicionadas!

hdr3

E por fim, aparece a tela a imagem já em formato HDR, onde você pode configurar tons, iluminação, sombras, antes de finalizar de vez a imagem!

Prático não? :D

Claro que HDR é algo bem mais complexo e com mais informações necessárias para se fazer uma imagem ótima, mas com essas informações postadas aqui, você já consegue brincar legal de HDR!

E pra não esquecer, como comentei antes, além de fotografia é usada em jogos e vídeos/filmes também! um exemplo de uso de HDR em games é do game farcry:

pcx_hdr_hi

Além de games como Crysis também:

 

E saindo dos games, temos vídeos reais usando o HDR, o qual também pode ser adicionar/editado usando programas como lightroom e after effects:

Clique aqui para comentar ( )