launchpad_mountain_lion-730x456
Design

Iconologia no design de Interfaces

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre ICONOLOGIA NO DESIGN DE INTERFACES.

Mas o que é iconologia?

Iconologia é o estudo de martelos ou de simbolismo em representação visual (arte). Ou seja, a interpretação de um tema, através do estudo abrangente do contexto cultural e histórico do objeto de estudo.

Para Erwin Panofsky, crítico e historiador de arte e um dos principais representantes do método iconológico e estudos de iconografia, fazia distinção entre iconologia e iconografia em que, segundo ele, iconologia seria o estudo singular das significações do objeto; iconografia é o estudo do tema desse mesmo objeto e o universo em que ele está inserido.

Tem acontecido por aí…

Quando falamos de ícones no design de interfaces estamos falando sobre o ambiente gráfico ou GUI (Graphic User Interface), que tornou-se indispensável em todo tipo de dispositivo, desde relógios até painéis de carros.

120109_lflc_07 (1)

 

Nós sabemos as pessoas valorizam a interface gráfica e como isso facilita a vida delas. Para demonstrar isso, nada melhor do que o vídeo de lançamento do primeiro Apple Macintosh. Observe como o público reagiu diante da apresentação do primeiro computador com interface gráfica utilizando ícones, janelas e boa parte das funcionalidades que usamos até hoje.

…(A galera pira na tecnologia \o/)

 

Desde essa iniciativa inovadora da Apple em 1984, outras empresas também passaram a investir em interface e design, que nos leva à grande diversidade de dispositivos variados com interfaces gráficas.

Windows:

win95startexplore

Windows 95

 

windows-8-1-16

Windows 8.1

Interface minimalista, otimizando espaço das janelas utilizando ícones e removendo as descrições desnecessárias num primeiro momento da visualização do usuário.

lisamw2

Mac OS – 1985

 

launchpad_mountain_lion

 

Perceber o que tem sido evidenciado na evolução desses dois cases de design de interface? Observe que, com o passar dos anos, Mac OS e Windows – líderes no mercado de sistemas operacionais para usuário final – tem adquirido muitas novas funcionalidades. A possibilidade de execução de várias janelas ao mesmo tempo fez com que a interface do sistema se tornasse cada vez mais embaralhada. Então, se você observar as imagens novamente, vai notar que a solução encontrada pelos profissionais de design dessas empresas foi a substituição da palavra escrita ou do título das janelas por ícones bastante evidentes que, além de aproveitar melhor o espaço da tela, tornaram a interface muito mais intuitiva para o usuário.

 

O estudo dos ícones e dos símbolos usados numa interface é parte de uma estrutura maior que é a interface gráfica como um todo. Para que uma boa interface gráfica seja concebida é preciso planejar a disposição da informação (Arquitetura de Informação), estruturas visuais, cores e símbolos. O planejamento desse conjunto potencializa uma interface intuitiva e agradável pro usuário, proporcionando uma melhor experiência de uso, objetivo esse que as empresas (principalmente de tecnologia) tem se preocupado em atingir para atrair mais consumidores.

 

Fontes: III

Clique aqui para comentar ( )