Identidade brasileira no lar

As casas populares brasileiras têm charme e conforto inconfundíveis. Construída através das gerações, a identidade das habitações em nosso país agrega uma série de elementos que faziam – e ainda fazem – parte do cotidiano da população. Reconhecidos não somente pela estética, mas também pela forma de uso e processos de fabricação diferenciados, esses elementos criam uma sensação de aconchego e nos fazem querer ficar um pouco mais curtindo o lar. Lembram as casas de nossas avós, por vezes com ares de simplicidade, mas sempre numa atmosfera repleta de carinho. O texto de hoje traz uma seleção de peças que fazem parte da história das casas do Brasil e também são utilizadas atualmente. Quem sabe você não tem uma dessas aí na sua casa, ou de repente sente saudades das boas lembranças que elas trazem? Confira nossa galeria:

Panela de barro

De tão tradicionais, sua produção permanece firme até hoje e é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. As mais famosas panelas de barro são produzidas em Goiabeiras, bairro de Vitória, no Espírito Santo, mas conquistam o Brasil de Norte a Sul. O acabamento, formato e material contribuem para um cozimento mais lento, porém capaz de dar um gosto especial à comida. Apesar de tornarem-se menos utilizadas nos dias de hoje, as panelas de barro inegavelmente fazem parte da nossa história e são elementos que deixam o lar com um jeitinho mais brasileiro, mesmo que usadas somente na decoração.

Panelas de barro Goiabeiras

Filtro de porcelana

Substituídos atualmente por opções mais modernas, os filtros de porcelana ou barro eram essenciais nas residências do passado, mas ainda são encontrados em algumas casas nos dias de hoje. O material mantém a água sempre fresquinha e a filtragem se dá através de velas próprias para esse tipo de produto.

Filtro de porcelana

Rede

A clássica herança indígena ainda tem bastante uso pelo Brasil. A maior parte dos modelos de rede é confeccionada artesanalmente em teares, com tramas das mais diversas cores e desenhos. As redes são convites ao despojamento e descanso, e acabaram chegando também às varandas de lares em centros urbanos e casas de praia. Um elemento bastante conhecido, representando as raízes do povo brasileiro e com a cara do nosso país.

Rede de balanço

Cadeira de palhinha

Esse é um dos móveis mais brasileiros que se pode imaginar, apesar da origem da palhinha não ser nacional. No século XIX a chamada “palha de Viena” começou a compor o mobiliário, ficando famosa no mundo todo até chegar ao Brasil e ter o auge da sua utilização entre os anos 50 e 70. Teve modelos eternizados não só pelos fabricantes espalhados pelo país, mas também pelo designer Sérgio Rodrigues, em uma criação em homenagem ao arquiteto Lucio Costa. A palhinha atualmente voltou a conquistar a decoração dos lares brasileiros, dessa vez mesclada a outros elementos mais modernos, mas sempre deixando o ambiente aconchegante.

Cadeira de palhinha

Cadeira de balanço

Outro elemento que traz as lembranças das tardes em família e de momentos simples e tranquilos, a cadeira de balanço é um móvel de formas conhecidas popularmente, mas que já passou por diversas interpretações pelas mãos de designers e arquitetos. Apesar de ter começado a ser desenvolvida e comercializada intensamente fora do Brasil, este móvel é mais um dos elementos que a cultura brasileira abraçou muito bem e incorporou no cotidiano, adaptando-o conforme suas condições. As cadeiras de balanço se popularizaram em materiais mais simples e baratos, mas é possível encontrar modelos bastante inusitados e modernos hoje em dia.

Cadeira de balanço

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

01 | 02 | 03 | 04 | 0506

Clique aqui para comentar ( )