Indie Games, você ainda vai ter um.

Nem todos os jogos são feitos por grandes equipes compostas por centenas de profissionais de diversas áreas. Os indie games são uma prova de que pequenas equipes ou até mesmo uma única pessoa podem dar vida à uma boa ideia.

Como não possuem apoios financeiros durante o desenvolvimento, são criados de forma quase artesanal, é tudo feito com muito empenho, dedicação e abusando da criatividade para alcançar uma boa qualidade e jogabilidade, mas essa falta de financiamento também proporciona um nível maior de liberdade na criação.

Essas equipes não visam o lucro imediato em seus games e na maior parte das vezes os usam como vitrine ou para enriquecer o portfólio, para depois explorarem melhor o mercado partindo para um conquista financeira, e por conta disso é fácil encontrar os indie games gratuitos ou muito abaixo dos valores de mercado.

Hoje em dia temos vários eventos que realizam concursos e premiam os melhores indie games. São bons prêmios, diga-se de passagem, que só incentivam cada vez mais o desenvolvimento dos jogos. Além de ferramentas que facilitam no desenvolvimento, como o Microsoft XNA.

As possibilidades de divulgação e venda são inúmeras e a tendência de agora em diante é melhorar cada vez mais.

Pra quem curte games e quer entender melhor o desenvolvimento de um, o documentário ‘Indie Games – O filme’ retrata de uma forma dramática a jornada de desenvolvedores de jogos indies à medida que eles criam seus jogos, lançam os trabalhos e à si mesmos para o mundo.

O filme pode ser comprado no site, mas também está disponível (e é o primeiro filme a ser disponibilizado lá) no Steam, a plataforma online de compra de games.

 

Trailer – Indie Game The Movie

Clique aqui para comentar ( )