BIKEHANGER-H
Design

Inovação ao estacionar a bicicleta

O uso da bicicleta é uma tendência mundial. Isso porque, em tempos de consciência ambiental e de trânsito caótico, ela é uma ótima opção. Se configura como um modo de transporte não-poluidor, que ocupa bem menos espaço no trânsito (a maioria das pessoas usa o carro individualmente, quando a maioria dos modelos foi feita para transportar 5 pessoas com bagagens). Além disso, quem se locomove através da bicicleta está, ao mesmo tempo, praticando atividade física, o que as torna mais saudáveis e felizes.

Mas como estacionar as bikes de forma segura e que não atrapalhe o espaço dos pedestres e dos carros? O pessoal da Manifesto Architecture respondeu essa resposta com o projeto Bike Hanger (“Cabide de bicicletas”), um estacionamento suspenso e giratório que não gasta energia e tampouco ocupa o passeio público. Foi projeto para áreas urbanas densas, como a cidade de Seul, capital da Coreia do Sul.

Para estacionar e para retirar a bike o usuário deve inserir um cartão codificado para liberação e pedalar uma bicicleta fixa, que faz parte do estacionamento, até que o espaço disponível ou sua bike fiquem na parte inferior. O estacionamento também previne os roubos já que as bicicletas ficam suspensas, fora do alcance dos ladrões, e sem o cartão de usuário não é possível girar a roda.

Tem capacidade para armazenar até 15 bicicletas verticalmente e é possível aumentar este número se o Bike Hanger for construído de forma modular, com um estacionamento ao lado do outro. O projeto foi pensado para ocupar áreas entre prédios e recuos, sem atrapalhar as vias da cidade e ainda conferindo à elas uma estética moderna e inovadora.

Clique aqui para comentar ( )