Artes

Inspire-se com projetos brasileiros que tiveram sucesso em sites de crowdfunding

A realização de projetos culturais movimenta multidões há décadas pela ânsia de se expressar e ver suas ideias tomarem forma. Mas é impossível negar as dificuldades para se conseguir recursos, impossibilitando que as ideias saiam do papel. Porém, a sociedade atual, mais informatizada e conectada, segue por outro caminho. Por meio da internet e das redes sociais, viabilizar essas iniciativas ficou muito mais fácil graças ao crowdfunding (ou financiamento coletivo).

A plataforma pioneira destes modelos é o Kickstarter, que já arrecadou ao todo mais de 1 bilhão de dólares para mais de 58 mil projetos criativos de seu lançamento em 2009 até hoje.

Abaixo, trago um apurado de alguns projetos brasileiros que tiveram sucesso no site e, consequentemente, abraçaram um público internacional.

Viva Viva – Documentário sobre os punks em São Paulo
Duas gerações que moldam uma cultural global dissidente, e criam a trilha do caos urbano. Sob o concreto de São Paulo, os punks nos convidam a abrir os olhos. Projeto vencedor e selecionado para diversos festivais internacionais de cinema.

Tipografia completa da Fonte “Folk”
A fonte popular Folk, criada pelo brasileiro Marcelo Magalhães, estava incompleta, faltando as letras de caixa baixa e outros símbolos tipográficos. Com o projeto, Folk ganhou uma família completa e novas combinações dos tipos para diferentes situações.

dc-fonte-folk

Chroma Squade
Criado por Saulo Camarotti, o game cria aventuras com heróis japoneses (similares ao Jaspion e ao Power Rangers) misturado à pixel art. Um indie game simples porém que muito bem feito, que une culturas geeks de diferentes épocas e chegou a arrecadar mais de $99 mil!

Já nas alternativas brasileiras, temos o Catarse como o principal site de crowdfunding, com muitos dos projetos criativos voltados para reflexão, intervenção e criação sobre as cidades brasileiras.

Em março, por exemplo, São Paulo chegou à marca de 500 projetos finalizados voltados para a cidade, quase 30% de todas as 1.707 campanhas que chegaram ao fim até hoje. A soma é de R$ 5,22 milhões, ou 36% dos R$14,5 milhões já girados pela plataforma. Atualmente, existem 40 campanhas paulistas abertas e com as quais ainda é possível colaborar.

Arte da Vila
13ª edição do evento anual para abrir as portas de cerca de 40 ateliês da Vila Madalena.

Teatro do Incêndio
A Cia. Teatro do Incêndio tem 18 anos de estrada e quer reconstruir sua sede na Rua da Consolação, alagada em fevereiro.

Homens-placa, Cidade-torre
O que os “homens-placa” e o uso do seus corpos para anunciar os novos empreendimentos imobiliários de São Paulo nos revelam sobre o país e a cidade que estamos construindo? Quem são, de onde vem, quanto ganham, como trabalham? O que este estágio avançado do ser tornado coisa nos diz sobre a cidade tornada torre?

Fontes: Blog Catarse e Blog Kickstarter
Imagem de destaque por CrowdCulture.se

Clique aqui para comentar ( )