Design

Instagram Hyperlapse

Bom dia, leitores, principalmente aqueles fãs e usuários do Instagram. Acho que todos então, né?

Pois bem, o Instagram que, com apenas 2 anos de idade, fora comprado pelo Facebook, lançou ontem o aplicativo Hyperlapse, cuja principal função é a estabilização e a aceleração dos vídeos feitos por seus usuários.

Na briga com outros apps de vídeo e compartilhamento, o Instagram/Facebook inova, difunde e torna mais fácil uma prática antes feita apenas por profissionais da foto ou do vídeo, o time lapse. A técnica consiste em juntar fotos e acelerar um vídeo gravado por um extenso período de tempo, além de exigir um tripé e bastante paciência do fotógrafo ou do cinegrafista.

Captura de Tela 2014-08-26 às 20.37.21

No Hyperlapse, o usuário só precisa tocar num botão para começar a captar um vídeo que será acelerado depois pelo app. A velocidade de exibição pode ser ajustada de 1x (a velocidade de gravação) a 12x. É possível editar até seis minutos de filmagem contínua, e o vídeo pode ser compartilahdo no Instagram ou no Facebook, além de poder ser visualizado na biblioteca do aparelho.

size_590_Hyperlapse-PR-14-08-30

Lançado inicialmente para o sistema operacional iOS 7 ou superior (iPhone, iPad e iPod), deve em breve ser lançado também para Android (tablets e smartphone com o sistema operacional do Google). E parece que, o iOS 8, também trará,de maneira nativa, um recurso de filmagem em timelapse. Talvez no iOS o tempo de gravação possa ser maior, já que depende exclusivamente da capacidade do aparelho, e não dos servidores do Instagram/Facebook.

Para iOS, o app pode ser baixado neste link: https://itunes.apple.com/app/id740146917

Só mais uma coisinha:

Há muito tempo, olhando os trabalhos exposto no Behance, me deparei com o projeto de rebrand da marca Valors, publicado em Julho de 2013. E agora, vendo a Identidade do Instagram Hyperlapse, vi que eu já tinha me deparado antes com um símbolo muito parecido. Graças a Deus, tenho uma memória boa!

Não dá pra negar que chegar nesta forma é tarefa bem simples, pois ela é praticamente abstrata e, sem uma conceituação explicada (como o projeto do Valors, cuja leitura recomendo) ela torna-se totalmente simples e sem representatividade. Até pode parecer a abertura da lente de câmera, mas…

Designers de identidade, quase sempre têm, ou deveriam ter uma privilegiada memória e uma grande bagagem visual. Desenhar um símbolo não é tarefa fácil, mas dedicar-se muito nas pesquisas é. Faltou, no mínimo, pesquisa lá no Instagram/Facebook.

Captura de Tela 2014-08-26 às 20.37.21 Captura de Tela 2014-08-26 às 20.35.46

Bem. Fico por aqui e deixo para que vocês avaliem o caso. Um abraço.

Referências:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/04/entenda-curta-historia-do-instagram-comprado-pelo-facebook.html

http://www.brainstorm9.com.br/51298/mobile/hyperlapse-o-app-instagram-que-estabiliza-e-cria-timelapse/

http://www.tecmundo.com.br/instagram/61094-hyperlapse-novo-app-instagram-cria-clipes-lapsos-tempo-hora.htm

https://www.behance.net/gallery/9714421/VALORS-Rebranding

Clique aqui para comentar ( )