Artes

Instalação nas ruas de NY transforma barulho do trânsito em espetáculo de luzes

Dificilmente prestamos atenção nos espaços urbanos comuns que nos rodeiam todos os dias, mesmo quando passamos horas no trânsito. Com o objetivo de reimaginar tais espaços e transformá-los em arte interativa, o grupo de design e tecnologia Urban Matter Inc. ocupou no final deste mês parte da cidade de Nova York com a instalação Silent Lights.

Em colaboração com o Departamento de Transporte da cidade, o projeto dá um novo significado a uma série de pilares e arcos que alinham uma passagem de pedestre por baixo do viaduto Brooklyn Queens Expressway, local escolhido estrategicamente para sediar a instalação, por unir diferentes regiões da cidade e vias locais e expressas se misturando entre si.

Essa “passagem de pedestre” foi coberta com 2.400 LEDs e microfones controlados por Arduino, permitindo que seus pilares e arcos respondam aos sons da rua com diferentes padrões de luz. Ou seja, há uma variedade de luz e cores que reage à cidade, sensível aos sons do trânsito que nunca prestamos atenção.

SilentLights-1

Quando tudo está calmo, a cor revelada é a azul. Já quando há ruído ambiente, ocorre uma mudança de tonalidades e os LEDs se tornam mais vermelhos dependendo da intensidade do som. Por fim, quando o ambiente atinge seu volume máximo programado, há um disparo de 20 animações diferentes criadas com variadas cores, reproduzidas aleatoriamente.

SilentLights-2 SilentLights-4 SilentLights-3

Aqui, o caos torna-se beleza e arte.

Um ambiente que passa despercebido é estimulado e moldado em tempo real com o que acontece a sua volta. E, sem dúvida, torna o trajeto pela cidade mais atraente e acaba por incentivar novas medidas de revitalização de espaços que são diariamente submetidos à despersonalização das grandes cidades.

A instalação Silent Lights ficará ativa em Nova York durante um ano.

Clique aqui para comentar ( )