Publi e MKT

Instituto Reação exalta os campeões

Como bom carioca que sou e amante das propagandas de cunho social, não podia deixar de prestigiar um trabalho feito para uma ONG carioca que anda mandando super bem em suas ações. A campanha impressa da vez foi criada pela agencia Giovanni+Draftfcb para o Instituto Reação com o intuito de exaltar o potencial de jovens moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Para quem não conhece o Instituto Reação, trata-se de uma ONG criada pelo judoca Flavio Canto e um grupo de amigos em 2003 objetivando promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do Judô e de ações educacionais. Iniciando na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, a instituição já ajudou milhares de crianças e jovens carente por varias outras favelas da cidade maravilhosa com programas diferenciados que abrangem uma serie de vertentes sociais como educação, saúde, e voluntariado.

Enaltecendo os Campeões

A campanha atual (Veja abaixo) trata-se de uma anuncio de jornal intitulado “Em pensar que existem milhares de campeões esperando para serem descobertos”, onde a geografia das casas nos morros se confundem com vários pódios olímpicos. No varal localizado numa laje alta em uma das muitas elevações da comunidade em questão vemos a camisa pendurada com o logo do instituto e o titulo amarrando toda a ideia.

Devo aqui ressaltar a grande sacada criativa da Giovanni+Draftfcb por captar o ambiente de trabalho da ONG e traduzir isto visualmente de forma que se ficasse evidente a importância na formação de campeões que a entidade da, o que no caso não se trata apenas de esporte, mas também da vida em geral. Por isso parabenizo os diretores de arte Felipe Gomes e Thiago di Gregório, responsáveis pela peça.

Além disso, ressalto a importância do texto bem redigido e inteligentemente imponente tal qual os pódios mostrados no anuncio. O tom emotivo e ao mesmo tempo leve incorporado a foto da o toque necessário e realmente chama a todos para a ação (Call to action); relembra que uma ONG como essa só sobrevive por conta da solidariedade de uma nação. Portanto, cordiais saudações ao diretor de criação Daniel Japa e a seu parceiro na redação Otto Pajunk.

Porem, gostaria de também registrar aqui um anseio e uma critica construtiva que pode ate vir a enaltecer futuros trabalhos: será que o target realmente será tocado? Será que todos que veem o anuncio saberão do que se trata? A ONG é tão conhecida assim a ponto de fazer todos “comprarem” a peça?

Instituto Reacao campanha

Clique aqui para comentar ( )