Design

Intuição, ação, criação – Graphic Design Thinking | Review do livro

Se eu pudesse resumir essa obra em apenas uma palavra, eu usaria “criatividade”. Sim, esse livro é uma fonte inesgotável de criatividade. Escrito pela grande Ellen Lupton – que é autora também de Tipos na tela. Um guia para designers, editores, tipógrafos, blogueiros e estudantes – o livro agrega conhecimento de forma muito bem elaborada com uma escrita acessível aos iniciantes e ao mesmo tempo elucidativa aos que estão há mais tempo na estrada.

Imagine que a partir de um briefing ou até mesmo através de apenas uma palavra, poderão surgir grandes ideias que nos levarão a criações extraordinárias! O livro aborda de forma muito concisa a definição do problema, a geração de ideias e a criação! Esses pontos são três dos mais importantes em um processo de design.

Já de cara, o livro traz de forma bem clara um panorama excelente sobre o processo do design. E ao longo das 184 páginas, somos convidados a transbordar criatividade através de “mapas mentais”, “brain dumping visual”, “estudo do espaço”, “codesign”, “grids alternativos” e muitos outros pontos da criação sempre pautados por bons estudos de caso.

Imagem via ggili.com.br

Imagem via ggili.com.br

Depois de ler esse livro, eu passei a enxergar possibilidade de criar em qualquer lugar e em qualquer ambiente, sob qualquer circunstância (e quando falo em criar, não estou me referindo apenas aos softwares de criação, mas me refiro também à escrita, oratória, condução de grupos, etc, afinal de contas isso também é criar – como a própria Ellen Lupton me disse em uma entrevista).

O livro todo nos convida a criar! Seja sozinho, em grupo ou até mesmo liderando uma equipe. Ou seja, se você passa por momentos de bloqueio criativo, se você atua em um ambiente em que a criatividade é o combustível, se você quer transbordar criatividade, eu recomendo fortemente essa leitura pra você!

Imagem via ggili.com.br

Imagem via ggili.com.br

Imagem via ggili.com.br

Imagem via ggili.com.br

Veja mais especificações e como adquirir o seu clicando aqui >> Intuição, ação, criação – Graphic Design Thinking

Por Ellen Lupton. 1° edição – 2013. 184 pgs. Editora G. Gili

Clique aqui para comentar ( )