Design

Já ouviu falar em fanzine?

Existem várias formas de expressar a criatividade, como o quadros pintados à mão, HQs, desenho animado, entre outras formas. Mas você já ouviu falar em fanzine? Hoje, você criativo da área de design, vai conhecer o fanzine (se ainda não conhece) e por que é importante para aqueles que querem mostrar os seus trabalhos de forma independente.

A palavra fanzine vem de fanatic magazine, que na tradução para a língua portuguesa, significa revista de fãs. Surgiu no século passado, nos Estados Unidos, na década de 20 e no Brasil, na década de 60 em São Paulo.

É uma revista feita por um fã de qualquer assunto (isso não é regra), pode abordar temas como feminismo, ficção, música, história em quadrinhos, tipo de alimentação, cartoon, fatos históricos etc. Pode ser escrito em forma de poesia, conto, documentário, entrevista, só imagens, entre outras opções.

Existem várias maneiras de apresentação do fanzine, como digital, impresso em gráfica, artesanal (este pode ser costurado à mão, colado, grampeado ou apenas encaixado), colorido ou preto e branco, desenhado à mão, colagem, carimbo, pintura, fotografias etc. 

O fanzine tem uma grande importância para as manifestações artísticas e culturais, por ser feita de forma independente, interesses que estejam envolvidos com dinheiro não interferem na criatividade e no trabalho do artista. Um designer, ilustrador ou qualquer profissional da área de criação, pode divulgar o seu trabalho por meio de um fanzine, pois é uma porta de liberdade de expressão e criatividade.

Dependendo da campanha publicitária, o fanzine pode ser um meio de apoio à divulgação do produto ou serviço, isso irá depender do cliente e criatividade da equipe que for realizar o projeto, por mais que não seja um fanzine na sua origem, ele vai seguir o modelo do que já existe. 

Um outro diferencial do fanzine, é que não são distribuídos em bancas de revistas/livrarias e possui uma tiragem limitada, então eles são raros. Um dos lugares de venda ou distribuição gratuita, são exposições voltadas para divulgação desse trabalho ou eventos que tenham relação com o assunto do fanzine.

Não é comum encontrar pessoas que façam fanzine, mas existem criativos que confeccionam e vendem pela internet.

Ficou interessado? Que tal fazer um para expressar a sua criatividade e aproveitar a liberdade de assunto para elaborar algo do seu interesse?

Deixo você com alguns exemplos e dois vídeos que ensinam a fazer um fanzine. :)

 

zine-4

zine-3

zine-1

Tutorial como fazer um fanzine do canal Lucas Alencar.

Tutorial como fazer um fanzine sem costura do canal Porto Iracema das Artes.

Imagens retiradas do: Wikipedia, UFPEL, Catraca Livre, Ceará Agora.

 

Clique aqui para comentar ( )