Lar Sustentável

Você que já reformou uma casa ou acompanhou uma construção com certeza deve ter notado o quanto esses procedimentos muitas vezes geram uma extensa demanda de material, bem como um montante de lixo considerável. Entulho, restos de revestimentos e alvenaria, pedaços de gesso, madeira ou outros materiais são um pouco do que esses trabalhos deixam como sobra. Mas para onde vai todo esse resíduo? Quando não podem ser reaproveitados, de que maneira esses materiais descartados causam impacto na forma de substância descartadas e inutilizadas? Há alguma maneira de tornar as construções menos impactantes para a natureza?

Para nossa sorte, há uma resposta positiva para a última pergunta. Para quem possui como requisito primordial a busca por selos verdes em produtos para construção, há uma variedade crescente de materiais reciclados, criados a partir de materiais mais orgânicos ou outras substâncias que normalmente iriam para o lixo, tornando o descarte não mais um grande problema no ciclo de vida desse e de outros produtos. Nesse leque de opções encontram-se revestimentos, pisos, laminados de madeira, colas, tijolos ecológicos, telhas, couros, mantas e muitos outros. E isso apenas para o campo de obras. Com a casa já pronta, alternativas para uma decoração ecológica também existem de sobra, como em objetos de plástico biodegradável, revestimentos de fibra de coco ou bambu, eletrodomésticos com sistemas de economia de energia e água, entre outros.

Morar com conforto e ainda tendo conhecimento de que o impacto ambiental causado pela construção está sendo reduzido é uma escolha cada vez mais comum para o desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais atualmente. Empresas de fabricação de materiais com selo verde e escritórios de Interiores e Arquitetura surgem e unem-se nessa iniciativa de repensar as obras de uma casa ou edifício atuando e reagindo dentro do ecossistema.

Mas e você, conhece este tipo de materiais sustentáveis? Se não, o site MateriaBrasil (http://materiabrasil.com) apresenta uma seleção de produtos totalmente inseridos nessa temática. Vale a pena conferir e utilizar no seu lar.

Escrito por Mariany Carvalho

Clique aqui para comentar ( )