imagem
Inspirações

Desbloqueio criativo: Lateral Thinking

Pesquisas, brainstorm, mindmap e muitos sketches são algumas das técnicas que usamos para fugir do bloqueio criativo. Na maioria das vezes, persistimos em um caminho que aparentemente é o correto, mas ele não termina. É como percorrer uma rua utilizando vários meios: skate, patinete, ônibus, carro, metrô, bicicleta, trem, a pé… Ufa! É cansativo. O pior é que a rua não acaba e você não chega ao seu objetivo.

Reprodução: Pexels.com

E se eu te disser pra parar de andar reto?

No processo criativo, somos frequentemente direcionados pelo cérebro a seguir um caminho convencional e confortável, dentro da lógica das informações que recebemos ao longo da nossa vida. Basicamente, a nossa mente está vulnerável a viciar-se em direções que deveriam fazer sentido e trazer resultados.

Vamos fazer um teste? Imagine que há um cliente da área de odontologia solicitando o serviço de criação de marca para o seu consultório. Comece a desenvolver a marca na sua mente e tente criar algumas opções imaginárias. Faça uma pausa antes de continuar lendo.

Tenho certeza que a primeira coisa na qual pensou foi na logo em formato de um dente. Experimente ir até o Behance e pesquisar por marcas ligadas a odontologia. Trabalhos criativos, mas a maioria dos símbolos são conectados ao comum. Por que não fazer melhor?

Em 1967, Edward de Bono, autoridade mundial no tema do pensamento criativo e inovação, criou o método que hoje é a base para todas aquelas peças geniais que admiramos em blogs, anuários e nas premiações do Cannes: O Lateral Thinking, ou Pensamento Lateral. Consiste em deixar de abordar o problema de forma direta e passar a observá-lo de todos os ângulos e perspectivas possíveis. Siga uma rua diferente.

A técnica dos Seis Chapéus

É um processo simples e de total eficácia. Também criado por Bono, faz parte da estratégia de Lateral Thinking para induzir a criatividade. Criei um pequeno esquema pra você entender! Vamos lá, é hora de vestí-los:

chapeus

Edward de Bono nasceu em 1933, graduou-se em Psicologia, Filosofia, Medicina e Fisiologia. Lecionou nas Universidades de Harvard, Oxford e Cambridge. É fundador do International Creative Forum.

Gostou do assunto? Então confira algumas de suas obras.

– O uso de Pensamento Lateral;
– Pense Novo;
– O curso de cinco dias em Pensamento;
– O Mecanismo da Mente;
– Pensamento Lateral: Criatividade Passo a Passo;
– Seis Sapatos de Ação;
– Simplicidade;
– Como ter Uma Mente Brilhante;

 

Clique aqui para comentar ( )