Design

Leis da Gestalt: Unidade e Segregação

Hoje veremos a fundo duas Leis da Gestalt: Unidade e Segregação. Se você chegou aqui agora, recomendo ler o artigo anterior  e que dê uma passada no índice da série.

Unidade

A Lei da Unidade diz respeito à conceituação de um elemento, que pode ser construído por uma única parte, ou por várias partes que em conjunto constroem este elemento. Veja o exemplo abaixo:

Unidade

O “T” é uma unidade visual contínua, que fecha em si mesma. Entretanto, o “E” é uma unidade visual composta por quatro partes, formando um só elemento.

Os elementos de uma imagem podem ter relações formais com elementos dentro do todo, formando subunidades. As partes podem ser percebidas por sua cor, textura, traçado, volume e/ou outros dentro de um mesmo elemento.

 

Segregação

Esta Lei fala sobre a capacidade que o cérebro tem de perceber, identificar, separar e destacar informações dentro de uma composição. Isto pode servir para definir hierarquias ou diferenciar partes da composição/unidade.

Dependendo do contraste, peso ou estímulo causado pelo elemento visual, ele terá mais destaque ou se diferenciará de outros elementos da mesma composição.

hmmm!

hmmm!

Esta linda e deliciosa bola de sorvete napolitano é composição visual. Que tal considerarmos seus sabores como a segregação das informações, separados pela cor, dentro do mesmo elemento? Continua sendo uma bola de sorvete.

 

Tudo bem entendido até aqui? É comum confundir alguns conceitos quando começamos a estudá-los pela primeira vez. Vou dar mais um exemplo:

Aqui no Design Culture temos este blog que você está acessando agora. Você pode perceber o blog inteiro como uma unidade e suas partes (cabeçalho, menu, corpo e rodapé) como subunidades. Dentro destas unidades e subunidades, temos informações que estão segregadas: no corpo do blog (ou unidade de texto) o título está segregado.

 

Estes conceitos nos auxiliam a entender o percurso visual realizado pelo receptor da mensagem. Assim, podemos definir como utilizar melhor os recursos visuais e como disponibilizar as informações de uma composição.

Na próxima semana iremos estudar as Leis de Unificação Fechamento.

Alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários. Seu feedback é muito bom para o crescimento do blog.

Até terça!

Este post faz parte da série Gestalt: Série de posts sobre a psicologia da forma.

Clique aqui para comentar ( )