Design

Livros que todo Designer precisa ler – Parte 2

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” disse Mario Quintana. E para ajudar a mudar mais pessoas, continua nossa série de posts com indicação de livros que todo Designer precisa ler em algum momento de sua carreira. Hoje, indicaremos os da Editora Gustavo Gili Ltd. que foi fundada na Espanha em 1902 por Gustavo Gili Roig. Dentre seus livros destacamos os incríveis e conhecidos Sistemas de grelhas Um manual para designers gráficos de  Josef Müller-Brockmann e Manual dos tipos de John Kane além de seus maravilhosos livros de Design de moda conhecidos no meio.

Confira abaixo indicações de 10 livros que você precisa ler, para saber mais basta clicar nas imagens ou títulos.

 A psicologia das cores Como as cores afetam a emoção e a razâo – Eva Heller

psico_cores

Este livro aborda a relação entre as cores e nossos sentimentos, e demonstra que não se combinam por acaso, já que as associações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais que estão profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento.

Sistemas de grelhas Um manual para designers gráficos – Josef Müller-Brockmann

Maquetación 1

Sistemas de grelhas é o tratado clássico de referência do desenho com retícula. Um manual que aborda de forma rigorosa e exaustiva a sistematização da composição tipográfica em qualquer uma das suas formas, tal como o livro, a revista, o catálogo, o panfleto ou o cartaz. Com esta nova edição revista, que inclui a nova tradução para português, ressurge um dos livros de culto do design gráfico contemporâneo.

Psicologia para criativos Dicas e sugestões de como manter a originalidade e sobreviver no trabalho – Frank Berzbach

psicl_criativos

Os psicólogos definem criatividade como “a produção de ideias novas e adequadas em qualquer âmbito da atividade humana”. Mas a criatividade é também um ofício e, como tal, acarreta uma série de condições e situações que nem sempre são fáceis de administrar. Neste livro, Franz Berzbach analisa com humor e lucidez os fatores que condicionam o rendimento e a capacidade criativa dos profissionais de design, proporcionando uma série de reflexões e conselhos práticos para evitar o desânimo no dia a dia do estúdio, da agência ou no trabalho remoto.

Manual dos tipos – John Kane

Maquetación 1

 

Este Manual dos tipos é uma introdução a tudo aquilo que qualquer estudante ou profissional de desenho gráfico deve saber sobre tipografia, a fim de desenvolver sensibilidade e conhecimentos tipográficos bem fundamentados.

O livro expõe os princípios básicos da tipografia e suas principais aplicações por meio de uma equilibrada combinação de história, teoria e prática. Assim, o leitor encontrará nestas páginas desde a descrição das partes da letra ou da classificação dos seus diferentes tipos à explicação de como se compõe o texto na página ou de como funcionam os sistemas de grids.

Um olhar criativo – Peter Jenny

olhar_criativo

Como observar e reformular a realidade a partir de um ponto de vista criativo e artístico? Neste pequeno livro, Peter Jenny propõe 22 exercícios para reinterpretar o mundo por meio de técnica artísticas bastante simples, que vão desde amassar um pedaço de papel ou criar manchas de café deliberadamente até decalcar objetos com relevo ou fotografar cortes de madeira.

Cada uma dessas atividades nos força a ampliar nosso campo de visão para redescobrir uma nova realidade. Um Olhar Criativo é um guia pequeno, prático e estimulante, que nos ajuda a exercitar nossa capacidade de criação.

O que é a tipografia? – David Jury

oquetipo

O que é a tipografia? apresenta as estruturas formais desta disciplina que facilitam o acesso à informação, as suas ferramentas, métodos e mecânica; analisa os distintos suportes existentes e os processos de reprodução consequentes e conclui com a análise da obra de um ecléctico grupo de tipógrafos que demonstra a amplitude, riqueza e qualidade do design tipográfico na actualidade.

 Pensar com imagens – Enric Jardí

pensar_com_imagens

Quando “lemos” imagens, nossa mente coloca em ação um processo completamente diferente daquele da leitura de um texto. Para extrair significado de uma mensagem escrita, o cérebro realiza um exame sequencial, avança linearmente, constrói o sentido do texto a partir da soma progressiva dos elementos que o integram: letras, palavras, frases e parágrafos. Para entender uma imagem, no entanto, o cérebro trabalha de forma muito diferente. Por meio de uma aproximação simultânea, sintética e global, todas as partes do conjunto são percebidas e processadas de uma vez, e o sentido da mensagem gráfica se revela em um só golpe.

 Intuição, Ação, Criação Graphic Design Thinking – Ellen Lupton (ed.)

dt

O livro está organizado ao redor das três etapas principais do processo de design —a definição dos problemas, a geração de ideias e a criação de forma — Intuição, Ação, Criação: Graphic Design Thinking apresenta trinta recursos para conceitualizar e formalizar projetos gráficos: desde métodos rápidos e puramente instintivos, como brainstorming, conexões forçadas e sprinting, até  sistemas de investigação mais formais, como grupos focais, co-design e protótipos.

 Fundamentos da fotografia criativa – David Präkel

fotogra

Este livro oferece uma introdução completa ao emocionante mundo da fotografia criativa aplicada.
A estrutura do livro conduz o leitor através das bases teóricas da fotografia até a realização de um brief profissional, sempre fornecendo uma explicação sobre o modo de utilização dos aspectos mais técnicos. O objetivo deste livro é a criação de imagens, não somente como método de expressão pessoal mas como prática orientada ao mundo profissional.

 Design editorial Jornais e revistas / Mídia impressa e digital Yolanda Zappaterra, Cath Caldwell

editorial

Este livro é uma cartilha sobre design editorial na era digital, que oferece orientação teórica e conselhos práticos para traduzir as necessidades básicas do jornalismo diário para a composição da página impressa ou digital. Com este volume, você aprenderá a conciliar seu conhecimento de tipografia e imagem aos vários canais que oferecem tanto as técnicas de impressão modernas como as publicações digitais. Além disso, você encontrará informações detalhadas sobre os diferentes formatos de publicação, uma história do design editorial e inúmeros recursos e exemplos de jornalismo visual. Em suma, trata-se de um guia de referência básico para o novo design editorial.

VEM AÍ… Confira uma galeria com capas de livros que serão lançados este ano pela Editora GG

 

 

Confira todos os livros da editora clicando aqui. E boa leitura.

Clique aqui para comentar ( )