Pendente12

Luminárias pendentes: iluminação com estilo

Alguns objetos podem se tornar o grande trunfo de uma decoração. Por mais simples que um ambiente possa ser, sempre pode ser incrementado com toques de cor e estampas, com um mobiliário interessante ou ainda com iluminação. Neste último caso, as luminárias são grandes aliadas na ambientação – especialmente os modelos pendentes. Confira nossas dicas de como aplicar essas luminárias no decór e deixá-lo ainda mais incrível.

Se você pensa que os pendentes devem ser usados apenas na área gourmet da casa, enganou-se! Com a variedade de tamanhos, materiais e formas, sua aplicação tem atravessado algumas predefinições e, pela praticidade e efeito visual, acabam iluminando também home offices, quartos, varandas e salas.

Sobre a bancada da cozinha ou mesa de jantar, os pendentes dão o charme e iluminação necessários para os momentos durante a refeição. É válido lembrar que a altura ideal para posicioná-lo é de 70 a 90cm a partir da mesa de jantar, para que a não empatem a visão das pessoas sentadas e nem façam da luz um incômodo. Como a harmonia visual também é algo importante, leve em consideração a altura do pé direito, a existência ou não de um forro e o tamanho da mesa. Observados esses pontos, você poderá decidir se será necessário um ou mais pendentes, onde eles serão fixados e se este modelo é realmente o ideal para o espaço.

Em relação ao home office, ao quarto e à sala, em geral, o pendente é coadjuvante, cumprindo a função de iluminar de forma pontual e secundária. Mas lembre-se: isto não é uma regra. Leve em consideração a função da luminária e saiba como posicioná-la e escolher o modelo ideal. Se você pretende jogar luz em uma área de leitura, uma mesa de trabalho, ao criado-mudo ou outro canto do espaço, prefira os modelos menores e com foco mais direcionado. No caso do pendente como elemento principal, vale brincar com as formas (orgânicas, retas), com a quantidade (posicionando um ou mais pendentes) ou com as alturas (fixando os pendentes em alturas diferentes, criando movimento).

Gostou das dicas? Aproveite para conferir nossa galeria de inspirações:

Escrito por Mariany Carvalho

Referências:

01 | 02

Clique aqui para comentar ( )