30_MANHÃS_PRODUTIVAS
Freela e Startup

Manhãs produtivas

Muitos criativos, não tem um horário mais apropriado de trabalho. Alguns, pela noite dentro e na parte da manhã referem que não conseguem imaginar. O problema é quando começa a ter reflexos negativos no trabalho e pessoalmente (cansaço, mau humor, entre outros).

Poderá ser uma excelente solução trabalhar de noite, caso se sinta mais criativo, mais concentrado, no entanto, se tem clientes a atender, tarefas das mais diversas naturezas, terão de ser feitas durante o dia e logo não poderá descansar.

Já pensou em mudar de horário, tentar trabalhar de outra forma. Aqui fica uma sugestão.

Como conseguir ter as manhãs produtivas

Em primeiro lugar é preciso que realmente queira mudar o seu horário de trabalho. Começar às 9h e terminar às 19h.

Depois basta seguir alguns passos:

  • Às 9 horas em ponto estar no escritório, já com todo o material necessário a trabalhar. Para isso terá de averiguar quanto tempo precisa para as tarefas matinais. Mesmo que trabalhe em casa, não hesite em se vestir, como se fosse para uma empresa.
  • Perder apenas alguns minutos (10min.) a ver as notícias e redes sociais;
  • Ver o email e se for o caso, estabelecer os objetivos/ projetos para o dia. Normalmente, estabeleço os meus objetivos diariamente, e apenas saiu do escritório quando os termino. Excepto quando tenho reuniões, aí estabeleço o meu plano no dia anterior;
  • Não perder tempo com as redes socias durante o horário que estabeleceu de trabalho;
  • Desenvolver os trabalhos bem e de forma rápida, como diz o ditado “tempo é dinheiro”.

Ao querer cumprir os objetivos estabelecidos para o dia, vai criar a motivação necessária para que chegue ao final dia e se sinta realizado.

Quando comecei a aplicar um método de trabalho mais rígido, na hora de almoço tinha desenvolvido a maioria do planificado para esse dia. A satisfação foi enorme. Não se esqueça a motivação gera produção.

O prémio

Sem distrações durante o dia de trabalho e concentrado no seus projetos, conseguirá terminar mais cedo do que previsto e logo irá ter mais tempo para si e para todas suas tarefas pessoais que antes não conseguia realizar ao final do dia.

Eu posso dizer que a partir do momento que estabeleci um horário e objetivos, consegui ter todos os meus projetos em dia, sem clientes insatisfeitos devido aos atrasos. Comecei a ter tempo ao final dia para praticar desporto e ao fim de semana deixei de trabalhar. Comecei a desenvolver alguns projetos que até então, não tinha tempo para os realizar. E o melhor, ao final do mês verifiquei um aumento da minha conta bancária.

Experimentar

Se está pouco motivado, com um horário absurdo, muitos projetos em atraso e trabalha ao fim de semana, tente mudar e aplicar algumas regras. Se trabalha como freelancer, sabe muito bem a dificuldade que é manter um ritmo de trabalho, evitar distracções, como as redes sociais. Seja rigoroso consigo mesmo nas horas de trabalho. Estipule um horário (mesmo que seja á noite, desde que não o prejudique) e siga-o à risca. Verá que irá ganhar mais tempo para descansar e para todas as coisas que antes gostaria de fazer e não tinha tempo.

Cada pessoa tem os seus métodos de trabalho, o horário que acha melhor para si, apenas foram apresentadas algumas sugestões.

Imagem: Pinterest

Clique aqui para comentar ( )