Entretenimento

Máquina de Histórias!

Olá leitores,

bom, estamos acostumados com a vida prática. Pedir comida, efetuar um pagamento, tomar um cafezinho, ops! isso mesmo, sabe aquela hora do coffee break? A novidade agora é uma vending machine que ao invés de ofertar comida, têm livros! Já pensou nisso?

Na França, a ideia surgiu de Christophe Sidieude, que enquanto esperava o metrô, observou uma máquina de doces e imaginou como seria se naquela máquina vendesse leitura. Esse projeto foi para a Short Edition, uma empresa criada para selecionar e distribuir qualquer tipo de texto, que possa ser lido em até 20 minutos.

IMG_2880.jpgs750x1300

Funciona assim, ao encontrar uma das máquinas, o leitor seleciona um dos três botões disponíveis, que dizem respeito ao tempo: 1, 3 ou 5 minutos. As histórias vem em formato de extrato, com o intuito de facilitar a leitura. Escritas por membros da Short Edition, as histórias podem ser de romances, poemas e até ficção, mas o leitor não escolhe o gênero. Ao apertar o botão, recebe uma nova experiência de leitura e a oportunidade de conhecer outros novos escritores. esse projeto também proporciona ao leitor uma nova forma de ver a vida a partir de sua interpretação da história.

Botões para seleção do tempo de leitura.

Botões para seleção do tempo de leitura.

historias4

Detalhe importante é que a máquina não cobra pelas impressões. Por enquanto, as vending machines totalizam oito, distribuídas na cidade de Grenoble, na França. Mas em breve as encontraremos em países como Austrália, Canadá, Chile, Espanha, EUA, Grécia, Rússia e Taiwan, que já almejam a máquina de histórias curtas.

Que tal uma dessa no Brasil? Será que faria sucesso? Acredito que ajudaria muitos escritores amadores a divulgarem suas crônicas, poesias, contos… como também despertaria em muitos de nós um novo olhar sobre a leitura. Ler não é algo monótono, mas flexível.  Não precisa de muito tempo, em questão de minutos é possível ampliar o vocabulário e ter algo novo para contar!

 

Clique aqui para comentar ( )