Notícias

Marketplace: a nova ferramenta de compra e venda do Facebook

Todos os meses, mais de 450 milhões de pessoas ao redor do mundo entram em grupos no Facebook para comprar ou vender produtos. As buscas variam entre peças raras e até mesmo utensílios domésticos usados e de baixo custo. Pensando em otimizar esse processo, o Facebook lançou uma nova ferramenta: o Marketplace. O recurso permite a compra e venda de artigos de acordo com a sua localização.

Para acessar, basta clicar no ícone da loja na parte inferior do aplicativo do Facebook. Por enquanto, a novidade só está disponível para usuários – com mais de 18 anos – dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia através de iOS e Android. Mas titio Zuckerberg promete expandir a ação nos próximos meses para outros países e também desenvolver uma versão para desktop.

marketplace

“Estamos introduzindo no mercado um destino conveniente para descobrir, comprar e vender itens com as pessoas da sua comunidade. Vamos continuar a construir novas opções e recursos para tornar essa experiência ainda melhor”, contou a diretora de produtos do Facebook, Mary Ku. Os detalhes da nova ferramenta foram apresentados no blog oficial do Facebook na última semana.

Ao abrir o Marketplace, o usuário encontra diversas fotos de itens que estão disponíveis para venda nas proximidades. Para encontrar algo específico, é só utilizar o campo de busca na parte superior. É possível filtrar os resultados por localização, categoria ou preço. Através do ícone de localização “built-in”, o usuário pode adequar o campo geográfico de busca para o local exato em que está ou até para outra cidade.

tentar-foto-de-capa

Como comprar

Quando o usuário encontrar algo interessante, é só tocar na imagem para ver mais detalhes do vendedor, a descrição do produto e sua localização. Ainda há a possibilidade salvar o item para avaliar depois. Quando escolher o que quer, basta enviar uma mensagem direta para o vendedor e iniciar a negociação. O Facebook não participa da negociação, não facilita o esquema de pagamentos e também não interfere nos métodos de entrega.

Como vender

Oferecer um produto no Marketplace é tão simples quanto comprar. O usuário só precisa:

  • Tirar uma foto do produto
  • Colocar o nome, descrição e preço
  • Confirmar sua localização
  • Selecionar uma categoria
  • Postar

Qualquer pessoa que efetuar uma busca na sua região poderá encontrar seu produto e enviar uma mensagem direta, se houver interesse. Não há restrição sobre a postagem no Marketplace e em grupos do Facebook.

Histórico

Para manter o controle das transações, basta verificar a seção dos seus itens. Lá, é possível visualizar os artigos guardados, os produtos colocados para venda e todas as mensagens de negociação.

Fique por dentro das novidades do Marketplace pelo Facebook

Clique aqui para comentar ( )