Design

Melhores táticas de design para aumentar o engajamento do seu site

Há diversos motivos que fazem com que o usuário permaneça ou deixe um site. Podemos considerar alguns itens básicos nessa lista, como por exemplo, uma navegação simples, o carregamento da página e o equilíbrio estético de cores, textos e imagens.

Atualmente uma das importantes premissas para um bom site é o olhar atento à experiência do usuário, o que muitas vezes se torna um desafio para designers e empresas, já que está cada vez mais difícil atrair a atenção do usuário.

Para te ajudar nessa jornada, separei algumas táticas interessantes de design que podem aumentar o engajamento do seu futuro projeto de website (ou mesmo melhorar o desenvolvimento do atual, não é mesmo? :D). Confira cada um dos tópicos abaixo e inspire-se!

Invista em uma Hero Image incrivelmente personalizada

Com certeza você já viu diversos sites utilizando as hero images como recurso visual. Elas costumam ser bem populares no design de sites pelo seu grande poder de engajamento. Podemos dizer que as hero images são fotos, vídeos ou qualquer arte usada logo na abertura de um website. Além de esteticamente agradáveis, elas são importantíssimas para criar uma ideia direta para o usuário sobre o conteúdo disponível por lá.

Acredito que para criação de uma hero image é preciso dar atenção especial ao tipo de imagem que estampará o seu site. Tente fugir um pouco dos bancos de imagens e procure criar um visual que ilustre o negócio do seu cliente de forma real, como por exemplo, uma fotografia da área de trabalho ou um vídeo ilustrando o dia a dia dos colaboradores. Quanto mais personalizada a hero image for, mais valor, credibilidade e consequentemente mais engajamento você agregará ao usuário.

Dedique-se a criar um storytelling atraente

O storytelling é uma ferramenta poderosa para vender produtos e serviços de maneira relevante e muito mais persuasiva sem parecer invasivo aos olhos do usuário. Utilizar-se dessa tática pode ser um grande recurso para manter a atenção do visitante na página. Por isso, reveja se é possível criar pequenos objetos interativos ou até projetos 100% inspirados no storytelling. Muitos designers combinam essa experiência criando websites planejados em parallax scrolling. Além de ser atraente, esta é uma maneira mais prática de desenvolver a narrativa. Veja estes exemplos de websites perfeitamente pensados em storytelling: Every Last Drop e Costa Foundation. Não se esqueça: a criatividade vai ser sua grande aliada nesta fase, por isso solte toda sua imaginação! ;)

Use botões Call to Action estratégicos

Uma boa estratégia para criar um site mais engajado é planejando bem os call to actions. Como você sabe, os botões CTAs são super importantes para estimular o usuário a praticar algum tipo de ação (seja um download de material, preencher um formulário ou efetuar uma compra) dentro do site. Desta forma, é preciso atenção às cores, textos, tamanhos e principalmente para a localização no site. Estes são os pontos principais para analisar se o CTA está realmente sendo eficaz em direcionar o usuário para as próximas etapas do seu funil de conversão. A dica para otimizar o CTA é fazer testes regulares para encontrar a estratégica que atenda melhor o público e gere mais resultados para o seu cliente. Teste e analise sempre!

Inclua botões de compartilhamento visíveis

Diversas vezes internautas virão até o seu site por meio de diferentes locais da internet, blogs, redes sociais, comentários em fóruns e sites de avaliações. É importante estimular este tipo de conversa, não apenas para aumentar o tráfego para o site ou melhorar as posições em buscas, mas também dar a oportunidade para que os usuários participem desse engajamento com botões.específicos de compartilhamento no site. Mantenha-os em locais estratégicos para que os usuários interajam com eles e, principalmente para que tragam novos usuários. ;)

E aí, o que achou das dicas? Você tem ideia de como criar um site mais engajado? Comece interagindo e compartilhando suas ideias com a gente pelos comentários! ;)

Clique aqui para comentar ( )