Design

mini Rio: Uma pequena grande homenagem

Os Jogos Olímpicos acabaram e esta semana daremos início aos Paralímpicos, e serão pra sempre lembrados, tal como a cidade do Rio de Janeiro, que viveu durante o evento um grande momento de visibilidade, atenção e expectativa. Nas palavras do autor do projeto apresentado abaixo, o Rio de Janeiro é uma cidade charmosa, divertida, caótica, vibrante, barulhenta, contraditória e inesquecível. Foi através do mini Rio que o designer Fabio Lopez expressou tudo isso e o seu talento.

O projeto mini Rio foi baseado na construção de 100 pictogramas que representam a cidade, nos mais diferentes aspectos. As ilustrações possuem o objetivo de homenagear e transmitir a cultura e realidade da cidade, através da abordagem visual.

selos 02

O projeto começou com poucas ilustrações, pois não havia pretensão de ir tão além. O designer percebeu que as possibilidades eram inúmeras, então acabou criando uma listagem de vários conceitos e assuntos que se tornariam emblemáticos. Desta maneira, chegou às 100 miniaturas da cidade do Rio de Janeiro. Ele fez questão de evidenciar a sua visão pessoal do local, o que acabou resultando em ilustrações recheadas da essência de um carioca, que apesar de tudo não conhece a cidade inteirinha. “Eu queria falar das lindas paisagens, mas também dos problemas de uma megalópole, suas contradições e perigos. Não coloquei os problemas em foco, mas tampouco os deixei de fora.”

Pesquisa de conteúdo para o projeto

Pesquisa de conteúdo para o projeto

Com o intuito de guiar a etapa de criação, houve toda uma organização entre categorias que seriam abordadas. O conjunto está dividido em: atrações turísticas, cultura (música, artes, museus, tradições, eventos), estilo de vida (costumes, hábitos, points), cotidiano (objetos do dia a dia, serviços, equipamentos urbanos), natureza (fauna, flora, geografia) e problemas.

073-conteudo

Para a criação dos pictogramas foram coletadas e produzidas quase 1500 imagens de referência. A partir dessas imagens, cada pictograma foi cuidadosamente construído em um processo que demandava atenção aos detalhes e rigor técnico. O conjunto criado segue regras bem definidas, como: formas vazadas (desenho por contorno), estrutura linear de espessura uniforme, cor única, acabamento arredondado, ausência de perspectiva, alinhamento geométrico e figuras humanas devidamente padronizadas. Todos os pictogramas sofreram testes de redução, reconhecimento, ajustes e redesenhos. Tudo para afinar o projeto, fazendo-o cumprir o seu papel.

06-gramatica2

08-tudo-minirio

Para completar este projeto lindo, também foram criadas tipografias exclusivas que casam perfeitamente com as ilustrações. São elas: mini Tipo, mini Gentileza e mini Tattoo. Elas estão disponíveis para download aqui e, para utilização, confira os termos de uso anexados ao arquivo. Todos os tipos apresentam as mesmas características visuais dos pictogramas criados, como acabamento arredondado, espessura uniforme e estrutura simplificada. O alfabeto mini Gentileza foi desenvolvido exclusivamente para recriar as tradicionais escrituras do profeta e famoso andarilho da cidade.

04-tipografia_mais2

Configura agora algumas imagens deste trabalho que já vem sendo desenvolvido há 2 anos, de forma independente. Tanta experimentação resultou no que Fabio Lopez chama de mini Lab. Inclusive, um livro mini Rio já está sendo produzido.

A cidade maravilhosa com certeza marecia um projeto equivalente, não é mesmo?
Até a próxima!

www.minirio.com.br
mini Rio no Behance
mini Rio no Facebook

Clique aqui para comentar ( )