Design

Motion Graphics: A tendência do design em movimento.

Apesar de sua presença cada vez mais forte no cenário criativo, vejo o motion graphics hoje como um assunto dificilmente abordado em sites e blogs sobre publicidade e design. Quando digo que sua presença é cada vez mais forte, me refiro ao poder de alcance que o setor audiovisual vem adquirindo a cada dia com redes sociais como o youtube ou vimeo. Começando no cinema e com a necessidade da inserção de alguns elementos visuais, passando pela televisão com propagandas e vinhetas de programas, pela música com vídeo clipes e agora, domina a web e redes sociais com uma forma rápida e barata de fazer propaganda.

Além de objetivos comerciais, hoje existe um cenário forte de artistas visuais que usam esta linguagem como expressão e manifestação artística.

O que é e o que não é motion graphics?

É importante entender a diferença do motion graphics e animação . De uma forma simplificada, a animação trata-se de uma história linear composta de personagens com falas ou comunicação corporal (como as animações mudas do Mickey), personalidade e vontades.
Por outro lado, o motion graphics apesar de também seguir um roteiro não possui essas características humanísticas. São elementos visuais em movimento podendo ou não ter um sentido lógico (como aquelas vinhetas malucas da MTV).
Para entender melhor, veja alguns projetos de motion muito bem executados.

O site animationsequence.com lançou um concurso onde a única premissa era “apenas um quadrado”. Vários trabalhos podem ser vistos no site.

Usado muito para vídeos institucionais, este é um belo projeto sobre a história da Nike.

E para finalizar, um exemplo de motion para assinaturas digitais.

Você pode ter conhecimento em design ou até conhecer o software, mas minha dica para quem se interessa pela área é: busque referências para começar a pensar em suas composições gráficas em movimento! Na próxima postagem, trarei conceitos e etapas necessárias para a construção de um projeto de motion.

Clique aqui para comentar ( )