Inspirações

Não pare na pista: dicas para continuar a estudar

O curso finalmente acabou, o trabalho de conclusão já não te pertence mais, você saiu com aquela vontade de ganhar o mundo e ter seus 15 minutos de fama…mas, no fim, se viu refém do mercado de trabalho e sem ânimo para cuidar dos seus interesses.

Procrastinar é o mal do século e sair da zona de conforto é mesmo muito difícil. Ainda assim, é possível (e sobretudo necessário) achar um tempo em meio à correria para cuidar da sua carreira. Se você quer ser promovido, assumir uma posição de liderança ou mesmo “arranjar algo melhor”, continuar os estudos é fundamental. Esperar que as coisas aconteçam por si só é uma forma otimista mas pouco eficaz de (não) agir.

Pensando nisso, selecionamos algumas maneiras de ocupar ainda mais seus neurônios, confira:

 

ENCONTRE CURSOS ONLINE

Imagine se, em 1998, alguém lhe dissesse que iria fazer uma faculdade à distância, pela internet. Você provavelmente riria, achando que foi uma piada ou que a pessoa é maluca. Atualmente, cursos desse tipo não só já existem como são considerados tão dignos de constarem no currículo quanto as formações presenciais. São, sem dúvida, um dos setores de serviços via web que mais crescem no momento. As várias opções disponíveis, em diversos países, não deixam dúvida de que esse tipo de ensino veio para ficar.

 

FACULDADE? DE NOVO?!

Mesmo que tenha jurado nunca mais comer no RU e prometido jamais atrasar um livro na biblioteca novamente, considere a possibilidade de voltar para a faculdade. Depois da TCC, você provavelmente estava farto de metodologias, querendo pegar logo seu diploma e dar o fora. O fato é que a proliferação de cursos, somada às facilidades criadas pelo governo para acesso ao ensino superior, estão fazendo do diploma algo cada vez mais comum. Para se diferenciar, procure por MBAs, pós-graduações e mestrados: serão momentos de aprendizado nível hard mas que, dizem, valerão a pena.

Em tempo: se você sempre foi aquele(a) que perguntava “dá certificado?”, essa alternativa é pra você. E, sim, dá certificado.

 

CONHECIMENTOS DO NOSSO SÉCULO

Diversas vagas já indicam quais programas o candidato deve conhecer ou dominar para que esteja apto a executar as funções do cargo. É interessante buscar por softwares que irão agregar valor ao seu trabalho e que sejam úteis a curto prazo. Você pode assistir tutoriais no youtube, baixar apostilas, fazer cursos online ou presenciais ou ainda ter aulas particulares. A dica é: aprenda mais que o básico.

 

CONSUMA LIVROS

Apesar dos adventos da internet, eles ainda são um dos melhores meios para adquirir o conhecimento. Faça sua própria biblioteca e tenha um acervo sempre disponível para consulta e que não depende da sua maravilhosa prestadora de internet. Se a grana tá curta, é só buscar sites com livros usados ou ficar de olho nas promoções das editoras. Comprar livros também é ótima opção pra quem tem uns pilas mas não o suficiente para bancar um curso.

 

Então…

Não importa muito o meio pelo qual você escolha adquirir conhecimento. O que fará a diferença é o que você fizer a partir do que aprendeu: seja um artigo, uma ilustração, um post ou uma modelagem, é isso que dirá o quanto o curso ou aprendizado serviu e foi importante para você. A velha história da teoria e prática.

Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Clique aqui para comentar ( )