Tecnologia

Não sabe qual smartphone comprar? Aprenda a escolher!

Quando o assunto é tecnologia, em muitos casos, os smartphones roubam a cena. Seja pela facilidade no manuseio, ou pelo fato de estarem sempre acessíveis, esses aparelhos tem se destacado e caído no gosto popular. Mas qual aparelho é o melhor para você? Vale a pena comprar um aparelho top de linha? Ou seria melhor investir no mais básico? Nessa postagem vou tentar ajudar  você a escolher seu novo smartphone (Ou quem sabe, permanecer com o mesmo).

Em primeiro lugar, a dica que eu dou, é que você analise quais os pontos que serão do seu interesse em um smartphone. Internet, câmera,  resolução de tela, tamanho e principalmente o preço, esse é fundamental.

Que fique bem claro, eu não vou apontar um aparelho que seja perfeito para você, acredito que todos os aparelhos são perfeitos para um determinado tipo de público. Então o primeiro passo é você abrir sua cabeça, não adianta você comprar um Galaxy s6, um Iphone 6, um Moto Maxx  ou  Lumia 930, se você supriria todas as suas necessidades com um moto G por exemplo, ou outros modelos mais baratos, é desperdício. ( A não ser claro que você não se importe de gastar mais dinheiro). Então vamos explorar um pouco mais os recursos ofertados pelos smartphones atuais.

A Câmera

É muito comum associar a quantidade de megapixel à qualidade da câmera, isso na verdade não completamente verdade. Os megapixels definem o quanto a foto poderá ser ampliada sem perder sua qualidade original. Ou seja, caso a qualidade do sensor não seja boa, você vai conseguir deixar uma foto enorme sem perder a qualidade ruim que ela já possuía de início. A dica é teste a câmera, veja se a qualidade sai boa, dê zoom nas fotos e veja se ele agrada. Não compre o celular só por ter 20 megapixels, as câmeras dos iPhones por exemplo tem apenas 8 megapixels e tiram fotos muito boas. Claro que celulares com altos índices de megapixels em suas câmeras normalmente possuem um sensor bom também,mas isso não é uma regra, como por exemplo o Moto X, que mesmo com seus 13 megas de câmera tira fotos bem mais ou menos.

Samsung Galaxy S6

Samsung Galaxy S6

Câmera Frontal

Com a onda dos selfies, esse pode ser um ponto positivo para muita gente. Existem celulares ostentando altas resoluções para câmeras frontais, como alguns da linha Lumia por exemplo.

Lumia 730 e sua câmera frontal desenvolvida exclusivamente para selfies

Lumia 730 e sua câmera frontal desenvolvida exclusivamente para selfies

A tela

Possuir uma tela gigantesca não necessariamente lhe garante uma boa qualidade de imagem. A densidade de PPI ( que traduzindo do inglês significa Pixel por Polegada) é que vai tornar as imagens mais vívidas e nítidas, quanto maior o número de PPI mais difícil será ver um pixel na tela.
A um tempo atrás a apple lançou as telas retinas onde por possuir uma maior quantidade de pixels, tornava possível visualizar as imagens com mais rapidez. Mas na verdade qualquer tela pode ser retina, isso vai depender da quantidade de PPI, pois isso é que vai determinar o quanto você vai ter que afastar o celular dos olhos para deixar de visualizar os pixels. Por exemplo, se a quantidade for alta mesmo a curtas distâncias não será possível ver os pixels.

A resolução da tela já é diferente, assim como numa TV um celular também possui resolução. Em uma resolução de 1920 pixels x 1080 pixels o aparelho é capaz de exibir 1920 pixels por linha e 1080 por coluna, quanto maior a resolução melhor a qualidade de imagem.

Uma onda de celulares com tela curvada, que chegam a tomar as bordas do aparelho são muito bonitas, mas talvez não seja a melhor opção para pessoas desajeitadas

Galaxy note Edge

Galaxy note Edge

O tamanho e peso

O tamanho e o peso do celular pode ser tornar um ponto negativo dependendo de como vocÊ pretende usar seu aparelho. Apesar de estar na moda, eu particularmente odeio celulares grandes, para mim uma tela de 4,8 polegadas é o máximo aceitável. Mas se você usa seu celular para ver televisão, jogar ( Os Androids conseguem até espelhar a tela o Playstation), ou assistir filmes no Netflix pode ser realmente uma bela tirada a tela gigantesca.

Mas antes de se empolgar com o tamanho da tela, procure um mostruário ponha o celular no bolso assista bastantes reviews, ele pode ser muito incômodo não só ergonômicamente falando como pesado também. E eu prefiro ter certeza de quando ele cair sobre minha cabeça quando eu utiliza-lo na cama eu não vou ficar com hematomas.

Outra coisa importante, se seu celular for muito fino, pode ser que dependendo de onde você o guarde, ele acabe entortando. Existem vários relatos de iPhones 5, 5S, 6 e 6 plus que entortaram no bolso dos usuários, principalmente quando guardados na parte traseira da calça.

iphone-6-e-mais-fino-que-modelo-maior

Resistente à água

Muitos celulares hoje em dia ostentam o título de resistente à água, o que isso quer dizer? Nada demais! Ele vai sobreviver a alguns pingos de chuva do cotidiano. Mergulhar com ele? Nem pensar.

Moto G 1º Geração

Moto G 1º Geração

À prova d’água

Celulares à prova podem ser submergidos na água sem danificar o aparelho? Sim podem! Mas existem muitos poréns nessa afirmação. Em primeiro lugar nenhum dispositivo eletrônico movido à bateria é à prova d’água, eles são vedados para a água não entrar. Se essa vedação falhar, seu telefone vai estragar.

Todos os telefones à prova d’água possuem uma certificação IP68, isso quer dizer que eles suportarão ficar submergidos por uma determinada quantidade de tempo ( 30 min) e somente até uma determinada profundidade ( um metro e meio). Vale lembrar que a resistência só funciona para água doce, já que a presença da água do mar, poderia acelerar o processo de oxidação.

Outro detalhe que pouca gente sabe é que apesar de toda a propaganda e o marketing em cima desses aparelhos, as letras miúdas da instrução afirmam que a empresa não se responsabilizam por danos causados pela entrada de líquidos.

Sony Xperia Z3

Sony Xperia Z3

Leitor de digital

Com certeza vai lhe custar uns reais a mais. Como a maioria da tecnologias deixa sua vida um pouco mais fácil (Dependendo do aparelho, porque o que eu já ouvi de reclamações do leitor do Galaxy S5 não está no gibi). Mas fazendo uma comparação simples, é um item de luxo em um carro. Você não precisa, mas para tê-lo você paga mais caro e o carro fica um pouco mais legal.

iPhone 5S

iPhone 5S

Bateria

A bateria é um ponto a se averiguar hoje em dia. Ficar sem bateria na hora “H” pode ser realmente embaraçoso. As melhores bateria vão possuir um maior número mAh (miliampere). Isso quer dizer que a bateria suporta mais carga. Mas como você vai gastar a carga dela é que vai definir seu tempo de duração. Se seu smartphone possui uma tela de 3,5 polegadas que gasta menos bateria e possui uma bateria de 1600 mAh durará muito mais do que um celular com tela de cinco polegadas e a mesma bateria.

icono-bateria-copia

Sensor de proximidade

Aquele pontinho preto ao lado da câmera frontal não é apenas um enfeite, ele detecta quando seu rosto está próximo do telefone e desliga a tela, o objetivo é simples, que você não acabe executando alguma função do touch screen acidentalmente aos encostar o telefone no rosto.

Ele também possui finalidades em alguns programas, como no Whatsapp. Lá quando você executa um audio e pões o telefone no ouvido o sensor detecta que você fez o gesto e transfere o audio do auto falante externo para o auricular, evitando que todos ouçam a sua conversa.

Alguns telefones da linha Lumia, como o 630, por exemplo que não possuem o sensor no canto superior do aparelho, mas quando você aproxima o telefone do rosto eles apagam a tela, há quem diga que o sensor é a própria tela. Mas vale ressaltar que essa alternativa não funciona tão bem, muitas vezes deixando a tela ligada.

iPhone 6 Gold

iPhone 6 Gold

Processador 

O processador é como cérebro do celular. Ele, como o próprio nome já diz, processa as informações. Logo quanto maior a capacidade de processamento, maior a performance do celular.  Mas o que é um core? E o que é um clock?

O core é o núcleo do processador, é um que faz ele funcionar. e o núcleo opera a uma determinada velocidade, hoje, medida em Giga Hertz, o Clock. Então um processador quad-core de 1,9 Ghz. significa que seu processador tem quatro núcleos operando a 1,9 Ghz.

Preste atenção, pois alguns celulares Octacores (Ou seja oito núcleos), possui quatro operando a uma determinada velocidade e os outros quatro operando a outras.

qualcomm-snapdragon-processor

A memória ram

A memória ram funciona nos celulares da mesma forma que funciona nos computadores de mesa e notebooks. Ela  funciona como uma “mesa de trabalho” para o processador, ou seja, quando o processador precisa realizar algum processo ele começa a trabalhar nessa “mesa” quanto mais espaço melhor ele desempenha suas funções ao mesmo tempo. Mas chega uma hora que a mesa acaba e antes de continuar à utiliza-la é preciso finalizar um processo mais antigo, por isso ter uma quantidade memória ram grande é importante.

RAM-android

GPU (Placa de Vídeo)

Sim, isso mesmo, os celulares hoje em dia também possuem placas de vídeo, elas são responsáveis por melhorar a qualidade gráfica em jogos, vídeos em HD e tudo mais. Então pesquise o modelo da sua placa de vídeo, pois muitas vezes ela é bem mais responsável por um desempenho ruim do aparelho do que outros fatores.

10101046-content

O Sistema Operacional

Mas ter memória ram, processador não é tudo e placa de vídeo. Por exemplo, até hoje nunca existiu no mercado um iphone que possuísse um processador de mais de dóis núcleos, isso porque o sistema operacional não exige tanto para rodar quanto o Android por exemplo, o mesmo vale para o Windows Phone.

As vezes o Hardware (Parte física do telefone, ou seja os componentes internos) equilibrado é a melhor saída, a apple por exemplo, não possui números de processadores e ram muito potentes em seus dispositivos, já que o sistema é mais leve, mas para comportar os games da atualidade equipam os aparelhos com ótimas placas de vídeo.

O Android é por si só um sistema mais pesado, então exige mais do aparelho, mas muitas vezes por existirem tantas opções no mercado os fabricantes acabam produzindo aparelhos de baixo custo e esquecem completamente da performance. Então quem escolheu o Android, é procurar testar o aparelho antes para ver se as funções o agradam no aparelho em específico.

O Windows phone tem um gerenciamento de memória muito semelhante ao iOS, não necessitando de elevadas porcentagens do processador para rodar. Mas os aparelhos de mais baio custo trazem placas de vídeo não muito boas, o que pode lhe complicar na hora de jogar os poucos jogos que estão disponíveis na loja da Microsoft.

id85112

Memória

A memória do celular é um fator que vêm aborrecendo muitos usuários no decorrer dos anos. Quanto mais exigentes e dependentes da tecnologia ficamos, mais elaborados vão ficando os programas e, consequentemente, mais pesados. Isso significa que a mesma memória que você tinha a dois anos atrás já pode não ser suficiente para comportar os mesmos programas que você possuía há dois anos atrás, isso porque eles atualizam.

Vale ressaltar que parte da memória do aparelho já vai estar ocupada pelo sistema operacional. Então um celular de 8GB por exemplo, pode ter apenas 5Gb disponíveis para o usuário e essa memória deve ser dividida para programas e arquivos. Então talvez os 8GB fossem suficientes para você, mas os 5GB não são.

Outra alternativa é instalar cartões de memória para poder expandir a memória do aparelho. Nesse quesito nenhum telefone da Apple se enquadra. O Android vêm evoluindo aos poucos, mas normalmente, só permite que na memória externa sejam salvos arquivos pessoais como fotos, vídeos e PDFs. Com destaque para o Windows Phone, que mesmo chegando depois no mercado, se destacou nesse ponto, integrando completamente a memória do aparelho a do cartão de memória, tornando-a uma só.

Muitas vezes o mesmo aparelho pode trazer diferentes opções de memória, verifique isso!

iPhone 3GS de 32GB

iPhone 3GS de 32GB

Atualizações

Comprar um aparelho que já está ficando para trás com certeza não está nos planos de ninguém. Acontece que os preços mais baixos podem acabar deixando algumas pessoas tentadas ao entrarem nas lojas.

Quando um aparelho atualiza, ele não apenas muda sua aparência ou nome de sistema. Novas funções são adicionadas, mais procotós de segurança par ao usuário e por ai vai. Então ter o aparelho atualizado normalmente é a melhor opção de se manter mais seguro e ainda desfrutar das mais novas tecnologias oferecidas pela marca.

A Apple costuma atualizar seus aparelhos por bastante tempo, o iPhone 4S por exemplo receberá o iOS 9 lançado esse ano. Claro que nem todas as funções presentes no sistema para o iPhone 6 estarão disponíveis para seu irmão menor, mas grande parte delas sim. Atualizar o aparelho funciona da mesma forma de atualizar aplicativos, pelo menos para a Apple, as novas atualizações vão o aparelho mais lerdo, pois exigem hardwares superiores. Isso é basicamente uma estratégia da empresa para lhe obrigar a comprar o modelo mais novo.

O Windows Phone atualizar é essencial, como o sistema é bem mais novo no mercado que seus concorrentes, muitas funções são acrescentadas a cada atualização de grande porte. Então não se desespere se já tiver um windows phone o Windows 10 vem ai trazendo novidades. Da mesma forma da Apple, todos os telefones que rodam o Windows 8.1 receberão a atualização, as funcionalidades serão reduzidas de acordo com o modelo do aparelho.

Já o Android, normalmente permanece na mesma versão desde que é comprado, as fabricantes demoram muito apara atualizar seus aparelhos, exceto a Motorola. Isso acontece porque como o Android é código aberto cada fabricante acaba modificando o sistema a contento e quando uma nova versão do SO é lançada todas as modificações tem de ser aplicada a ela. Isso acaba sendo um transtorno para quem não tem um celular Motorola (A motorola possui uma versão do android quase pura, não precisando muitos ajustes antes de mandar para o usuário final).

A situação ainda piora, porque muitas operadoras ainda modificam o sistema já modificado pelas fabricantes para colocarem seus logos, o que torna o processo ainda mais demorado para o usuário final. Assim se propagou a lenda de que os Androids nascem e morem na mesma versão.

Uma alternativa também é comprar aparelhos Android com a versão Stock, que nada mais são que os mesmos aparelhos, só que com o sistema não modificado, proporcionando uma atualização quase em tempo real com o lançamento do novo SO. Só que essa alternativa não está disponível para todos os modelos, mas vale a pena procurar.

ios8_software_update

Dica

Quando se interessar por um modelo específico de celular pesquise sobre ele na internet e em loas físicas, analise todos os seus requisitos e compare-os com outros modelos. Depois pesquise quais configurações são mais modernas e quais são realmente necessária para você. Segure o aparelho na mão, veja se é confortável, tire fotos, veja se a câmera agrada, se possível fale com amigos que possuam o aparelho e pergunte sobre a autonomia da bateria, se não tiver amigos com o aparelho em específico procure na internet, veja vídeos no youtube e etc.

Quanto a bateria, alguns aparelhos, como é o caso do Zenfone, da Asus, apresentavam desempenho terrível, mas melhoraram consideravelmente depois de atualizar o sistema operacional, então esse é outro ponto que vale ressaltar.

Depois de analisar todos esses pontos, olhe para o seu bolso, estabeleça um valor máximo para gastar e comece a investigar sobre os aparelhos nessa faixa de preço.

Clique aqui para comentar ( )