Minitaura-02
Design

No tempo da Tipografia moleque

A torto e a direito vemos tipografia espalhada pelas ruas. Em cartazes, murais, vitrines, banners, outdoors e na traseira da caminhonete; no centro de qualquer cidade elas estão alí querendo fisgar sua atenção; Capitulares, sublinhados, luminosos.

Houve um tempo (nem tão distante assim), que isso era escrito à mão, com suor, pincel e tinta; e ai de quem não tivesse atenção na escolha da tinta, no contraste e na espessura das hastes. É realmente uma pena que esta forma de arte tenha perdido forças com o passar dos anos, mas não foi por falta de empenho ou dedicação e sim por causa da chamada DTP (do inglês Desktop Publishing) que muitos pintores espalhados pelo mundo desistiram da sua prática.

Serei sensato e não vou criticar tanto a editoração eletrônica. Sua proliferação sem dúvida me trouxe benefícios, e não sou o único beneficiado, muita gente cria layouts de revistas, posters, catálogos e faz disso seu ganha pão.

A minha intenção com essa matéria é trazer ao conhecimento de mais pessoas a existência de dois projetos que gostei bastante, o primeiro: SIGN PAINTERS, é um filme que será lançado em breve por Faythe Levine e Macon Sam; Eles documentaram as histórias de vários pintores jovens e velhos que trabalham em cidades de todo Estados Unidos.

O outro se chama: HandpaintedType, criado por Hanif Kureshi. Quem se dedica de modo colaborativo a digitalizar as fontes espalhadas por toda índia, antes que elas desapareçam.

Conheça mais no site: www.handpaintedtype.com e quem sabe, colabore com o projeto.

Clique aqui para comentar ( )