capa
Design

Novo CorelDRAW X8 chega ao mercado brasileiro

Olá pessoas,

Hoje vamos falar da mais recente versão do CorelDRAW, suas novidades e funções. Gostaria que deixássemos de lado as diferenças e comparações sobre qual software é melhor para isso, ou para aquilo. Acredito que cada um usa a ferramenta que se sente mais confortável e seguro em trabalhar. Esse artigo não tem a finalidade de comparar nenhum software, e sim, mostrar as novidades da versão X8 do Corel. Portanto, vamos aproveitar o passeio e descobrir um pouco mais sobre os recursos disponíveis nessa nova versão. ;)

A canadense Corel Corporation está lançando mundialmente neste mês a 18ª edição de seu veterano conjunto de software de criação de layout, artes gráficas e edição de imagens CorelDRAW. Com mais de 15 milhões de cópias instaladas no mundo – o Brasil responde por cerca de 10% delas – o novo CorelDRAW X8 chega ao mercado fortalecido por uma série de inovações técnicas e comerciais, literalmente aliviando a ansiedade de profissionais que muitas vezes vêm utilizando a suíte de programas há décadas para criar material gráfico, desenvolver ilustrações e editar fotos.

O CorelDRAW sempre foi conhecido pela sua facilidade de uso e suas aplicações, para finalidades profissionais em áreas tão diversas quanto publicidade, comunicação corporativa, criação para internet, editoração gráfica e desenvolvimento de design para a indústria da moda.

imagem_release_614301

NOVIDADES

A nova versão vem carregada de novidades que ajudarão os usuários no processo de criação.

O suporte a telas em resolução 4k ou Ultra HD, que comporta densidade de imagens de 8,3 megapixels ou superior. No quesito monitores, aliás, o X8 permite usar múltiplos deles ao mesmo tempo, mesmo que a resolução de cada um seja diferente da de outros. Esse recurso é muito interessante para quem trabalha com múltiplas telas.

Outra novidade que vai chamar a atenção do usuário, decorrente da otimização para Win 10, é a facilidade com que o programa trabalha com tablets compatíveis com a caneta Windows Real-Time Stylus, a exemplo do Microsoft Surface, além de dispositivos e tablets Wacom, entre outros equipamentos à base de toque em tela. A novidade pode ser usada também em outras versões do Windows, como o 7, 8.0 e 8.1, entretanto, é mais recomendada no Windows 10. Corel já é compatível com tablets Wacom, no entanto, a nova versão X8 também suporta o Windows em Tempo Real Stylus, sem-piloto sensibilidade à pressão e inclinação que lhe dá controle curso completo no desenho e edição de imagem aplicativos. Agora você pode usar diferentes tablets e canetas (como o Microsoft Surface Pro 4, Livro de superfície ou quaisquer outras ferramentas RTS-compatíveis) caneta compatível com o software para adequá-los à sua própria força.

“Com o X8, eliminamos muitas questões problemáticas que os profissionais de design gráfico cotidianamente enfrentam”, diz Gérard Métrailler, vice-presidente de produtos de design gráfico e produtividade da Corel. “Também trabalhamos duramente na suíte para oferecer um ambiente de design mais rápido, eficiente e inteligente do que em qualquer versão anterior ou de concorrentes. Acréscimos importantes, como o novo Corel Font Manager, e várias ferramentas radicalmente aprimoradas tornam mais fácil para o usuário obter a aparência e os resultados profissionais que o mercado exige – e com menor esforço.”

EXPLORANDO AS NOVIDADES DA VERSÃO

Ocultar Objetos

Esse novo recurso foi feito a partir dos pedidos dos usuários. Ele é capaz de ocultar elementos do layout, ótimo para trabalhos cheios de detalhes. É a primeira vez que o Corel traz essa função para o software.

Primeira coisa que você deve fazer, é ativar o Gerenciador de Objetos ( uma espécie de local com todas as camadas do documento). Para isso, clique no menu Janela, depois Janela de Encaixe e procure a opção Gerenciador de Objetos.

Untitled-1

Após isso, selecione o objeto que deseja deixar oculto, clique com o botão direito em cima dele e clique na opção Ocultar objeto.

1

Para voltar a ver o objeto, você só precisa ativar a visualização no Gerenciador de Objetos. Localize a camada do objeto, clique com o botão direito do Mouse e procure  Mostrar objeto.2

Interface

A interface teve uma mudança significativa na personalização do soft. Agora o usuário pode personalizar toda a sua área de trabalho. Cores e temas podem ser aplicados nessa nova plataforma.

Para mudar essas configurações. Clique no ícone de configurações na Caixa Padrão  ou clique no atalho CTRL + J.

3

Localize o menu Aparência (primeiro menu) no lado esquerdo da Janela.

A primeira coisa que podemos mudar, é o tamanho da interface. Agora é dar zoom em todo o soft, um excelente recurso para os usuários com problemas de visão.

Na propriedade Tamanho, aumente a barra de zoom para o nível desejado, acompanhe o GIF.

4

Outra novidade dessa versão, é a mudança de tema. Esse recurso é bem comum nos softwares da Adobe, e agora está disponível para o CorelDRAW também.

Na opção Tema escolha umas das opções – Leve, Médio, Escuro e/ou Preto – as opções Escuro e Preto são ótimas para trabalhar a noite, principalmente quando as luzes do ambiente estiverem apagadas e só houverem as luzes do monitor, facilitando a visão do usuário na tela.5

Ainda é possível escolher as cores para as janelas e interface.  Acompanhe o GIF.

6

O CorelDRAW X8 ainda conta com mudanças em algumas ferramentas, como na ferramenta Faca – que agora permite recortar qualquer tipo de imagem, objeto ou fonte tipográfica por meio de linhas a mão livre, retas ou curvas Bézier.

Também é possível mudar para outros programas das Suíte sem precisar procurar nas pastas do computador. O recurso Laucher do Aplicativo permite que qualquer outro programa seja aberto dentro do próprio Corel.  Por exemplo, vamos dizer que eu quero abrir o Corel Photo-Paint, com esse recurso, ficou bem mais simples.

Acompanhe:

7

Gerenciamento de Fontes

A nova função Font List Box permite localizar, filtrar e visualizar fontes específicas, enquanto a racionalização do processo de seleção. Você pode classificar as fontes, em peso, largura, scripts…  ou usar palavras-chave para encontrar novas fontes. O tamanho da visualização das fontes também pode ser alterado.

8

Com o Font-Manager pesquisar, encontrar e visualizar fontes da nuvem ficou muito simples. Você pode navegar, pesquisar em conjuntos de glifos, pré-visualização e adicionar coleções personalizadas. Ao adicionar pastas e coleções, todas as fontes, mesmo que as que não estão instaladas, são acessíveis e utilizáveis ??a partir dos aplicativos Lista de fontes Box.

4

O Corel Font-Manager poder ser aberto através do recurso Laucher do Aplicativo, citado um pouco acima.

 

Oito em um

A suíte X8 é formada por oito diferentes programas gráficos

  • CorelDRAW X8: layout de página e ilustração vetorial
  • Corel® PHOTO-PAINT® X8: edição profissional de imagens
  • Corel Font Manager™: gerenciamento eficiente de fontes
  • Corel® PowerTRACE® X8: utilitário de conversão de bitmap em vetor (incluído no CorelDRAW X8)
  • Corel® CONNECT™ X8: acesso a conteúdo digital no Centro de Conteúdos ou em um computador local
  • Corel® Website Creator™: aplicativo para design de sites
  • Corel® CAPTURE™ X8: captura de tela com um clique
  • PhotoZoom Pro 4: plug-in para exportar e ampliar imagens digitais do Corel PHOTO-PAINT

 

O CorelDRAW apesar dos preconceitos (que são muitos nesse universo do Design) é uma ótima ferramenta para quem trabalha com criação. Não é à toa que ela é usada no Brasil todo especificamente no Nordeste, mas ainda aqui em Pernambuco.  Ela possui recursos simples e bastante fáceis de serem usados. A versão X8 do Software, particularmente me agradou muito, a interface está mais completa e bastante melhorada para o usuário.

Alguns recursos novos, só serão percebidos por usuários experientes com o CorelDRAW, quem não conhece muito bem, não vai achar tanta diferença assim na nova ferramenta. É interessante que todos possam dar uma olhada na nova versão dos aplicativos, especialmente no CorelDRAW e Corel Photo-Paint, essa segunda opção, trouxe novos recursos que realmente facilitam o dia-a-dia. Na Tela de boas-vindas existe a possibilidade de conhecer melhor a interface e os novos recursos da versão.

O CorelDRAW Graphics Suite X8 está disponível em português (Brasil), inglês, alemão, italiano, francês, espanhol, holandês, polonês, tcheco, russo, chinês simplificado, chinês tradicional, turco e japonês a partir de 15 de março de 2015 no site da Corel Brasil (www.coreldraw.com/br). Onde você poderá usar uma versão trial do produto por 16 Dias.

A atualização pode ser feita por US $ 199.Os preços das assinaturas são de US $ 30 por mês ou US $ 198 por ano. Como Creative Cloud da Adobe, os assinantes podem obter acesso antecipado a recursos atualizados à medida que surgem. Um programa de atualização está disponível para os titulares de Licenças perpétuas para US $ 99 por ano. Licenças de volume comerciais e educacionais também estão disponíveis. Além do Windows 10, é compatível com o Windows 8.1 e Windows 7 em versões 32 e 64 bits.

 

E então, o que achou da nova versão do CorelDRAW? Já instalou a versão trial? Já conferiu as novidades? Fala aí nos comentários.

Valeu, e até a próxima! ;)

 

Links de ajuda:

http://migre.me/tfc9J (Inglês)

http://www.corel.com/pt-br/

http://migre.me/tfceR

Clique aqui para comentar ( )