Design

O Ano do Design Português

Site Design PortuguêsO Ano do Design Português, é uma iniciativa do Governo Português para promover e divulgar o design nacional no estrangeiro. Esta iniciativa irá decorrer entre junho de 2014 a 2015 e resulta de uma parceria entre o Ministério da Economia e a Secretaria de Estado da Cultura, com vista a posicionar Portugal internacionalmente, como um país inovador e sublinhar o design como um factor essencial de desenvolvimento da economia.

Segundo o Diário de Notícias, o Ano do Design Português terá ligações ao tecido económico e às plataformas de educação e, ao longo de todo o ano, irá estimular coproduções e acolher iniciativas independentes, para as quais funcionará como uma plataforma de divulgação e promoção.

Workshop
Directório Design Português
Paralelamente a este evento, haverá exposições, palestras, workshops, e a preparação de um directório de Design Português, onde será possível conhecer todas as empresas, designers ou instituições ligadas ao Design! Até agora conta já com 187 inscrições.

Coleção Design Português
Outro dos importantes desenvolvimentos é o lançamento da Colecção Design Português, composta por 8 volumes inéditos sobre a história do Design Português. Está organizada cronológicamente desde 1900 até aos dias de hoje e é uma obra Editada pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design e Verso da História. Tem o apoio do Montepio Geral, e é distribuída semanalmente com o jornal Público todas as terças-feiras. José Bártolo é o coordenador ficando a direcção de arte a cargo de Rute Carvalho.

Prémios Design Português
Como meio de estimular a produção de design de qualidade e o investimento em inovação e investigação – absolutamente necessários para o desenvolvimento e aplicação desta disciplina – foram criados três prémios anuais de design, parte integrante da Programação Oficial do Ano do Design Português. Dois dos Prémios recuperam os nomes de protagonistas já anteriormente homenageados pelo extinto Centro Português de Design, os designers Daciano da Costa (design de produto) e Sebastião Rodrigues (design de comunicação), enquanto que o terceiro celebra pela primeira vez o designer Pádua Ramos (design de interiores). O prémio será de 7.500€ para cada área e a data limite de apresentação de candidaturas é 31 de Maio de 2015.

Fica aqui também o meu contributo para promover e projectar o design português, caso esteja interessado em saber mais, veja o site do design português – http://www.designportugues.pt

Fontes:
Jornal de Notícias;
Público;
Imagens – Site do Design Português.

 

Clique aqui para comentar ( )