bloqueio_criativo_capa
Inspirações

O bloqueio criativo

Um dos problemas de um Designer é quando tem um bloqueio criativo. É um dos piores momentos, pois é incerta a duração. É uma sensação desagradável, o querer fazer e não se conseguir.

Noção de criatividade

Não existe uma definição universal e precisa de criatividade. Do ponto de vista etimológico, a palavra provém do vocábulo latino creare, que significa “gerar” ou “produzir”.

Segundo Tschimmel, o termo criatividade surge igualada aos especialistas, inovadores da criatividade e cientistas da cognição. Uma pessoa criativa dá origem a algo de novo, desconhecido até ser apresentado. Hans welling, refere que existe três conceitos principais que definem criatividade: novidade, adaptabilidade e o facto de alguns produtos serem mais criativos que outros.

Os primeiros estudos acerca da criatividade surgiram nas ciências humanas, como a psicologia ou psicanálise. A partir de 1950 nos EUA, foi aprofundada essa investigação.

Motivos dos bloqueios criativos

Todos os designers e/ou profissionais ligados à criatividade, não acreditam muito no bloqueio da criatividade, até este surgir. Mas quando acontece, tem de ser combatido e a melhor forma é, analisar em primeiro lugar as razões que talvez tenham causado esse bloqueio. Ficam aqui alguns motivos:

  • Stress;
  • Noites mal dormidas;
  • Saúde e má alimentação;
  • Preocupações financeiras;
  • Ocupação com atividades não relacionadas ao trabalho;
  • Falta de conhecimento de um assunto, e logo insegurança pessoal;
  • Desorientação no trabalho a desenvolver.

 

Formas de inspiração

Existe diversas formas de se inspirar, e a meu ver, cada pessoa tem as suas formas e maneiras, no entanto, fica aqui um pequeno esquema de algumas ideias para que a sua criatividade seja abundante e logo o seu trabalho corra como desejado.

bloqueio_criativo

Clique aqui para comentar ( )